Em meio ao caos que assola grande parte do Rio Grande do Sul devido às chuvas e enchentes, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) encaminhou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na noite de segunda-feira (6), um pedido de adiamento de todos os jogos envolvendo equipes gaúchas em competições nacionais e internacionais pelos próximos 20 dias. A solicitação foi aceita e inclui partidas dentro e fora do estado.
A oficialização ocorreu nesta terça-feira (7). A direção do Ypiranga tinha a expectativa de que os jogos do clube fossem mantidos, uma vez que a situação de Erechim, cidade sede do clube, é mais tranquila do que em outras regiões do Rio Grande do Sul.
Por estar situado em uma região muito próxima da divisa com Santa Catarina, e utilizar o aeroporto de Chapecó para viagens fora do estado, a direção entendia que isso poderia ser levado em consideração para manter o clube atuando pelo Campeonato Brasileiro da Série C.
Agora, a incerteza paira sobre o Colosso da Lagoa, quanto à retomada do futebol, bem como a recuperação dos jogos nas competições nacionais. Com tempo bom e sem estragos graves, o grupo de jogadores vai seguir treinando pelas próximas semanas até que haja uma definição pela retomada do futebol.
Mesmo que Erechim tenha sido pouco atingida, o ambiente não parece oferecer clima em todo o solo gaúcho para realização de uma partida de futebol. O ambiente é pesado, de apreensão e preocupação com tudo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul.
Fora de campo, o clube, jogadores, comissão técnica e torcedores se mobilizaram com campanhas para arrecadação de alimentos, água, roupas e demais donativos para auxiliar as regiões que mais foram afetadas pelas enchentes.
O estádio Colosso da Lagoa virou um dos principais pontos de arrecadação de doações que vem sendo entregues pela população e a própria torcida do canarinho.