Defesa vazada

Volta Redonda busca equilíbrio para seguir no alto

Esquadrão de Aço do Rio tem o terceiro melhor ataque do torneio. No entanto, também conta com a pior defesa do G-8

Volta Redonda
Volta Redonda está invicto há quatro jogos, mas sofreu gols em todas as partidas (Foto: Matheus Suominsky)

O Volta Redonda vive o seu melhor momento na Série C 2024. Em sete rodadas, a equipe do Sul Fluminense conquistou cinco vitórias. Os comandados de Rogério Corrêa irão viajar para o interior de Minas Gerais, para enfrentar o Athletic, com quatro rodadas de invencibilidade na bagagem.

O Volta Redonda conta com um dos melhores ataques da competição. O setor defensivo, no entanto, é um dos mais vazados. O Voltaço tem o terceiro melhor ataque da Série C. Nas sete primeiras rodadas, a equipe marcou 13 gols. O destaque é o atacante Ítalo Carvalho, que marcou em seis oportunidades. O camisa 9 é o vice artilheiro da Terceirona. Só Athletic (15) e São Bernardo (14) fizeram mais gols que o Esquadrão de Aço.

Em contrapartida, o desempenho no setor defensivo demanda atenção. Entre as oito primeiras equipes, o Volta Redonda tem a pior defesa. Foram nove gols sofridos em sete partidas. O clube ainda não passou um jogo sem ser vazado na Série C 2024. Apenas CSA, Floresta, Ferroviário-CE e Remo levaram mais gols.

Na vitória da última segunda-feira, diante do CSA, a equipe sofreu um gol já no fim da partida. Na coletiva de imprensa, concedida após o fim da partida, o técnico do Voltaço, ao ser perguntado se havia como melhorar o desempenho defensivo, indicou que o gol do adversário foi uma fatalidade. Rogério Corrêa também aproveitou para destacar o desemprenho da atual dupla de zaga.

“Foi falha defensiva. Azar! Faz parte do futebol. O Zé Vitor e o Lucas estão fazendo partidas brilhantes, segurando vitórias nossas ao longo do campeonato. Um erro ou um detalhe não irão modificar nada”

Rogério Corrêa, técnico do Volta Redonda

Por falar na zaga, o comandante do Esquadrão de Aço também foi perguntado sobre a ausência de Luís Gustavo. O jogador, contratado para reforçar o elenco no campeonato, foi titular nas três primeiras partidas. Sem muito rodeio, Rogério apenas informou que o defensor não está sendo relacionado por opção técnica.

No jogo passado, o treinador optou por escalar três volantes de origem para reforçar o meio de campo e, consequentemente, a defesa. Barra, Robinho e Ryan Guilherme foram titulares. É possível que a formação seja colocada em prática mais uma vez, no próximo domingo, já que o adversário será o Athletic. O time mineiro tem o melhor ataque do Brasileirão Série C.

Seminário sobre o Voltaço

A UFF (Campus Aterrado) vai sediar, no próximo dia 15, a partir das 14h, um seminário sobre o Volta Redonda Futebol Clube. A ação, que será mediada pelo professor Gil Bracarense Leite, pretende apresentar oportunidades e estratégias para o clube do Sul Fluminense. No evento, o mediador vai expor dados de uma pesquisa, realizada em 2023, sobre a torcida do Voltaço. O formulário de inscrição pode ser conferido clicando aqui.