Solidariedade em campo

Gaúcho, PK mostra preocupação com tragédia

Último reforço do Volta Redonda para a Série C, meio-campista tenta ajudar o Rio Grande do Sul mesmo a 1.500 km de distância

PK Volta Redonda
Cria do Grêmio, PK chegou ao Volta Redonda poucos dias antes da tragédia no Rio Grande do Sul (Foto: Matheus Suominsky)

“A situação vem me sensibilizando. Noite passada, acabei dormindo tarde, porque eu fiquei ajudando em campanhas online. Da forma que posso, tento ajudar o povo de lá. Aliás, peço ajuda de todo mundo, seja com pouco ou muito, porque a situação está muito complicada”

PK, meia do Volta Redonda

Nascido em Porto Alegre e formado nas categorias de base do Grêmio, Patrick Machado, o PK, foi o último reforço do Volta Redonda para a Série C. Sua chegada foi anunciada pelo clube nas redes sociais no dia 23 de abril. Já no dia 27 começaram as chuvas: uma tempestade sem precedentes que atingiu o Rio Grande do Sul. Mesmo a mais 1.500 km de distância, o meio-campista do Voltaço acompanha todas as notícias de perto.

‘‘Cara, é minha terra natal, né? Eu vim para cá pouco antes de tudo acontecer. Fiquei muito chateado, muito triste com o ocorrido. Só quem está lá sabe. Minha família me falou que é uma catástrofe, que não tem explicação. São crianças, famílias, pessoas que perderam seus bens e tem as que perderam a vida também. Isso é muito triste.’’

Após o treino desta terça-feira, realizado durante a manhã no CT Oscar Cardoso, PK conversou com o portal Terceirona. O atleta, de 25 anos, demonstrou muita preocupação ao falar da atuação situação do Rio Grande do Sul. As fortes chuvas já provocaram mais de 100 mortes e deixou milhares de pessoas desabrigadas. O jogador ressaltou que nunca viu nada parecido quando morava em Porto Alegre.

‘‘Sempre ocorreram enchentes, as pessoas perdiam as coisas, mas não a vida, como foi agora em Porto Alegre e em todo o estado. Um alagamento que a gente não consegue descrever, não consegue entender. Temos que orar pelas pessoas que estão lá, porque a situação está muito complicada.’’

A família de PK segue no Rio Grande do Sul e, felizmente, estão todos fora de perigo.

‘‘Meus familiares estão bem, graças a Deus. Mas a gente acaba se sensibilizando com os outros. O povo gaúcho está se ajudando como pode. Eu tenho amigos que estão no meio da água, auxiliando outras pessoas.”

Chuva no Sul, calor no Rio de Janeiro

Sob o sol escaldante no CT Oscar Cardoso, também houve tempo para falar sobre futebol. O torcedor do Volta Redonda ainda não teve muito tempo de acompanhar o último reforço anunciado pelo clube nesta temporada. PK estreou com a camisa do time do Sul Fluminense na segunda rodada da Terceirona, diante do Floresta. O técnico Rogério Corrêa escalou o meia entre os titulares na vitória por 2 a 1.

Perguntado sobre suas características, o jogador demonstrou ser polivalente e agradeceu a confiança da comissão técnica.

“Tenho um bom passe, bom drible, ajudo no que for preciso. A gente vai se adaptando. Fico feliz de jogar aqui, tendo a confiança do professor Rogério e de toda comissão. Eles esperam muito de mim e eu quero ajudar eles dá melhor forma possível, seja jogando ou do lado de fora. O objetivo é conquistar o acesso”

PK e companhia seguem em preparação para o confronto contra o Botafogo, neste domingo pela quarta rodada da Série C. A bola vai rolar no estádio Raulino de Oliveira, às 19h. O Voltaço não entrou em campo na última rodada. Diante da atual situação do Rio Grande do Sul, o duelo contra o São José, que aconteceria em Porto Alegre, foi adiado. Ainda não há uma nova data para a partida.