Início da Série C

Vai começar a Série C: Confira todas as novidades da temporada 2024!

Com muitas inovações, dentre elas o maior investimento de todos os tempos, a Série C do Brasileirão começa neste fim de semana.

Série C

Como estamos há apenas alguns dias da estreia da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol (TERCEIRONA), chegou a hora de mostrar tudo de novo que a CBF e os times prepararam para a temporada de 2024.

QUANDO COMEÇA E QUANDO ACABA ? 

As primeiras partidas da TERCEIRONA estão programadas para o próximo sábado, dia 20, com 4 jogos. No domingo, dia 21, teremos mais três jogos. Na segunda, dia 22, mais dois jogos com o fechamento da rodada na quarta feira, 24, com mais um jogo. A rodada final está agendada para o dia 20 de outubro.    

QUEM SÃO OS TIMES QUE VÃO PARTICIPAR DESSA EDIÇÃO ?

A Série C de 2024 será disputada por 20 times que lutarão rodada a rodada para acessar a Série B ou não ser rebaixado para a tão temida Série D. São eles: ABC, Aparecidense, Athletic Club, Botafogo-PB, Caxias, Confiança, CSA, Ferroviária-SP, Ferroviário-CE, Figueirense, Floresta, Londrina, Náutico, Remo, Sampaio Corrêa, São Bernardo, São José, Tombense, Volta Redonda e Ypiranga

FORMATO DA COMPETIÇÃO:

Na primeira fase, todos se enfrentam em turno único, em 19 rodadas. Os quatro últimos desta fase estarão rebaixados para a Série D no ano seguinte. Os oito melhores avançam e serão divididos em dois grupos, com turno e returno. Os dois primeiros de cada chave subirão para a Série B. Os campeões de cada grupo, já com o acesso garantido, farão a final.

PRINCIPAIS NOVIDADES:

Em reunião que aconteceu no dia 14 de março, e contou com representantes das 20 equipes da Série C e os representantes da Confederação Brasileira de Futebol. Muitas novidades foram anunciadas para a edição deste ano (2024).

Começando com premiação recorde para os participantes da competição. A entidade (CBF) vai distribuir R$ 26,5 milhões aos clubes entre premiações e cotas. O valor é 47% superior ao desembolsado no ano passado.

Além de pagar premiação recorde, a CBF ainda vai investir cerca de R$ 45 milhões na organização da competição (transporte, hospedagem, alimentação, custos de arbitragem e dopagem, entre outros gastos para a realização das partidas).

A bola oficial da competição deste ano é a uhlsport GAME PRO, nas cores branco e azul. A bola recebeu o certificado de qualidade da FIFA e oferece uma estrutura livre de absorção de água e maiores condições para o controle de jogo dos atletas.

Os clubes terão o direito de inscrever no mínimo 30 atletas até o dia 19 de abril. Os clubes poderão inscrever, no máximo, 50 jogadores na competição até o dia 26 de julho, podendo substituir oito atletas até o dia 23 de agosto.

O Volta Redonda foi eleito por todos os clubes como o representante da Série C

Além de tudo isso, o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou uma parceria com a Sport Integrity Global Alliance (SIGA), a maior coalizão mundial no domínio da integridade no esporte. O objetivo do acordo de cooperação objetiva promover a transparência e a integridade do futebol brasileiro. A SIGA é parceira da UEFA, da Federação Paulista de Futebol, da Liga Portugal entre outras ligas e federações nacionais. 

Com times tradicionais e campeões em seus estados, a Série C chega pra um ano inédito com um modelo de campeonato emocionante e com o maior investimento de todos os tempos. Tem tudo para ser a maior da edição de todos os tempos da TERCEIRONA. Nós aqui vamos até o fim, rodada a rodada com nossos jornalistas espalhados por cada canto do Brasil com a informação na ponta da chuteira e você é o convidado desta jornada com a gente.    

 Fonte: Confederação Brasileira de Futebol