Com um gol de Robinho, já aos 49 minutos do segundo tempo, o CSA derrotou o Aparecidense por 1 a 0 neste domingo, no Annibal Batista de Toledo, e está garantido na Terceirona de 2025. Do outro lado, os goianos seguem na luta contra a queda para a Série D e já não dependem de si mesmos para não cair.
Aparecidense e Sampaio Corrêa somam 16 pontos, contra 19 de ABC e Floresta. Na rodada final, o Camaleão encara o Elefante, no Frasqueirão. Os goianos precisam vencer e ainda torcer contra a Bolívia Querida (que recebe o Confiança) e o Lobo (que tem duelo com o São Bernardo).
Já o CSA chegou aos 22 pontos e não corre mais riscos. Apesar de estar a três pontos do G-8, não tem chance de classificação para a segunda fase porque não pode alcançar o Remo, oitavo, no número de vitórias.
Equilíbrio até o fim
Foi uma partida equilibrada neste domingo, com as duas equipes buscando o gol, mas não criavam muitas oportunidades e não caprichavam na pontaria. A primeira chance veio aos 16, em chute de longe de Dudu Miraíma que Matheus Alves teve dificuldade para defender. Logo depois, a Aparecidense respondeu. Klenisson cruzou na área, a bola sobrou para Luan Sales, que cruzou novamente e Rubens desviou para fora.
A última chegada do primeiro tempo foi da Aparecidense, aos 39. Du Fernandes carregou a bola pelo meio e passou para Rubens, mas o centroavante deixou a bola para Klenisson, que arriscou de longe. Thomazella pegou em dois tempos.
No segundo tempo, a Aparecidense partiu para cima, em busca da vitória, para escapar do Z-4. O Camaleão conseguiu sufocar a saída de bola do Azulão. Aos 6, Thomazella cortou um cruzamento na área, Luan Sales pegou a sobra e serviu Esquerdinha, que estava na ponta esquerda e tentou um chute direto para o gol que passou perto. Aos 14, após mais um corte, Rubens dominou na entrada da área e serviu Esquerdinha, que bateu por cima do gol.
A Aparecidense perdeu uma chance incrível aos 36. Robert passou para Júlio César na esquerda, que cruzou na área. Maurício ajeitou de cabeça para Igor Torres, mas o atacante errou o alvo, de frente para o gol.
O castigo chegou aos 49. Robinho recebeu de Brayann, limpou dois marcadores e bateu para o gol. A bola desviou em Da Silva e enganou o goleiro Matheus Alves. O resultado garantiu a permanência do CSA na Série C para a temporada 2025.
Ficha técnica
APARECIDENSE 0 X 1 CSA
Local: Annibal Batista de Toledo, Aparecida de Goiânia (GO)
Data/horário: 18/08/2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Dyorgines José Padovan de Andrade
Cartões amarelos: Maurício, Luan Martins, Enzo e Matheus Inácio (APA); Dudu Miraíma, Iury Tanque, Matheus Santos e Robinho (CSA)
GOL: Robinho (49’/2ºT)
APARECIDENSE: Matheus Alves; Luan Sales (Maikon), Da Silva, Maurício e Esquerdinha (Robert); Guilherme Nunes (Rodrigues), Luan Martins (Júlio César), Matheus Chaves e Du Fernandes; Klenisson (Igor Torres) e Rubens. T: Emerson Ávila
CSA: Thomazella; Raphinha, Eduardo Biazus, Mateus Buiate e Dal Pian (Matheus Santos); Gustavo Nicola (Jean Cléber), Buga e Dudu Miraíma (Brayann); Gustavinho (Robinho), Richard (Vitor Leque) e Tiago Marques. T: Higo Magalhães