Na abertura da 18ª rodada, o Náutico massacrou o Ferroviário nos Aflitos: goleou por 4 a 1 e, com isso, entrou provisoriamente no G-8. Do outro lado, o Tubarão da Barra segue com 14 pontos e, assim, não pode ultrapassar o Caxias, 16º colocado com 18. Dessa forma, está oficialmente rebaixado para a Série D em 2025.
Para seguir no G-8, o Náutico precisará torcer tropeços de Remo e Figueirense nesta rodada. O último compromisso na primeira fase será contra o Londrina, no Paraná, no próximo domingo, dia 25, às 17h. O Ferroviário cumpre tabela diante do Tombense, no mesmo dia e horário, no Presidente Vargas.
Foi um passeio
O Ferroviário até começou com a posse de bola, mas aos poucos o Náutico começou a tomar conta da partida e encontrava espaços na defesa, principalmente com Gustavo Maia. Foi assim que veio o gol aos 19. O camisa 10 do Timbu deixou Israel para trás e rolou para Patrick Allan, que bateu para o gol. Léo Gobo salvou em cima da linha, mas Marco Antônio estava atento para aproveitar o rebote e abrir o placar.
O segundo gol não demorou. Vinícius Paulista não dominou a bola e foi desarmado por Marco Antônio, que serviu Paulo Sérgio. O atacante encheu o pé, a bola desviou em Vinícius e encobriu Douglas Dias. O camisa 9 virou o artilheiro isolado da Terceirona, com 10 gols.
Com a boa vantagem, o Náutico diminuiu o ritmo, mas não dava chances para o Ferroviário. Sem forçar muito, o Timbu ainda chegou ao terceiro gol ainda no primeiro tempo. Patrick Allan cobrou escanteio e Islan se antecipou à marcação de Lincoln, para fazer o gol de peixinho.
Ritmo de treino
Mal começou a etapa final e o Náutico definiu a goleada. Aos 2, Gustavo Maia chegou pela esquerda e bateu rasteiro. Douglas Dias não segurou, a bola bateu em Willian Rocha, que não conseguiu dominar, e sobrou novamente para Marco Antônio, que fez seu segundo gol na partida.
Em vacilo na saída de bola do Timbu, Nicholas roubou e acionou Ciel. O camisa 99 soltou a bomba e diminuiu o placar aos 9. Em contra-ataque fulminante do Tubarão, aos 14, quase veio o segundo. Marcelinho passou por Perema e deixou Ciel na cara do gol, mas o goleiro Renan Bragança chegou dividindo e impediu o chute.
No restante da partida, o Náutico pouco chegou e o Ferroviário, desesperado, apelava para as finalizações de longa distância, que pouco levavam perigo. O árbitro apitou o fim da partida e decretou o rebaixamento do Tubarão da Barra e a esperança do Timbu.
Ficha técnica
NÁUTICO 4 X 1 FERROVIÁRIO
Local: Aflitos, Recife (PE)
Data/horário: 17/08/2024, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa
Cartões amarelos: Gustavo Maia (NAU); Mattheus Silva (FER)
GOLS: Marco Antônio (19’/1ºT), Paulo Sérgio (25’/1ºT), Islan (43’/1ºT), Marco Antônio (2’/2ºT) e Ciel (9’/2ºT)
NÁUTICO: Renan Bragança; Arnaldo, Islan (Iran), Perema e Kaike; Sousa (Marco Carvalho), Marco Antônio (Matheus Melo) e Patrick Allan (Wendel Lessa); Gustavo Maia, Paulo Sérgio e Bruno Mezenga (Felipe Ferreira). T: Bruno Pivetti
FERROVIÁRIO: Douglas Dias; Israel (Igor Dutra), Léo Gobo, Willian Rocha e Ernandes (Mattheus Silva); Vinícius Paulista (Wilker), Lincoln e Nicholas; Vinícius Alves (Joelson), Marcelinho (Kiuan) e Ciel. T: Ranielle Ribeiro