Emoção até o fim

Jô brilha e Botafogo arranca virada sobre o Figueirense

Belo está 100% garantido na segunda fase da Terceirona com a vitória por 3 a 2. Catarinenses correm risco de sair do G-8

Botafogo PB Figueirense
Botafogo venceu o Figueirense de virada e se garantiu na segunda fase (Foto: Cristiano Santos/Divulgação BFC)

Em jogo eletrizante, com direito a quatro gols no segundo tempo, o Botafogo venceu o Figueirense por 3 a 2 de virada neste sábado no Almeidão. O resultado coloca o Belo de vez na segunda fase e na liderança por mais uma rodada. Do outro lado, os catarinenses perderão sua vaga no G-8 se o Remo vencer a Aparecidense na segunda-feira.

A partida começou com o Figueirense melhor, investindo principalmente pelo lado esquerdo, com Alisson, aproveitando a ausência de Lenon no Botafogo. Mas, aos poucos, os paraibanos conseguiram equilibrar e controlar as ações do jogo. Aos 15, após escanteio, Lídio cabeceou com força e Thiago Gonçalves espalmou para fora.Aos 25, Jô levou a melhor sobre Genilson e arrancou pela esquerda. e serviu Pipico. O veterano desviou de carrinho e a bola saiu por muito pouco.

Então foi a vez de o Figueira reagir. Aos 40, Léo Maia chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Camilo dominou perto da marca de pênalti e bateu rasteiro, com muito perigo, à esquerda do gol de Dalton. O lance foi um ensaio para o gol. Aos 43, Guilherme Pato recebeu pela direita e rolou para Léo Maia. Dessa vez, o lateral cruzou pelo alto. Camilo, com um lindo voleio, acertou o alvo e colocou no cantinho, sem chance para Dalton.

No segundo tempo, o Botafogo voltou buscando o ataque, mas o Figueirense conseguia se defender bem e sair nos contra-ataques. Os catarinenses quase ampliaram aos 16, quando recuperaram a bola no meio de campo, Camilo avançou e bateu para o gol da entrada da área. Dalton espalmou. Alisson pegou o rebote pela esquerda, limpou a marcação de Iranílson e bateu novamente para o gol. A bola saiu por cima, assustando Dalton.

Outro gás

Assim como na partida contra o Confiança, o jogo precisou ser paralisado após que a polícia usou gás de pimenta para controlar uma confusão. Desta vez, foram 10 minutos de paralisação. Quando a bola voltou a rolar, tudo mudou.

O Botafogo fez duas alterações, com as entradas de Joãozinho e Vinicius Leite. Aos 28, em cobrança de lateral para a área que ninguém afastou, a bola sobrou com Vinicius Leite, que acertou um chutaço na veia e mandou para o fundo do gol.

A alegria dos donos da casa não durou muito. Um cruzamento de Léo Maia de muito longe encontrou Jefinho. O centroavante cabeceou e Dalton não conseguiu defender. A bola foi na trave e, na sobra Alisson, tocou para o fundo do gol.

Novamente atrás do placar, o Botafogo não desanimou e chegaria à virada no fim da partida, com dois gols de Jô. Aos 40, Sillas encontrou Jô na entrada da área. O atacante girou e soltou uma bomba para o gol. Thiago se esticou, mas não conseguiu evitar o empate. Após cobrança de escanteio do lado direito, Jô apareceu na área e, um pouco com o peito e um pouco com a barriga, empurrou para o fundo do gol, decretando a virada do Belo.

Faltam apenas três partidas para os dois times na primeira fase. Na próxima rodada, o Botafogo encara o Náutico nos Aflitos e o Figueirense recebe o Londrina no Orlando Scarpelli.

Ficha técnica

BOTAFOGO 3 X 2 FIGUEIRENSE
Local: Almeidão, João Pessoa (PB)
Data/horário: 03/08/2024, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Ribeiro Gonçalves
Cartões amarelos: Joãozinho e Pedro Ivo (BOT); Léo Maia, Guilherme Pato (FIG)

GOLS: Camilo (42’/1ºT), Vinicius Leite (29’/2ºT), Alisson (36’/2ºT), Jô (40’/2ºT) e Jô (48’/2ºT)

BOTAFOGO: Dalton; Iranílson, Reniê, Douglas e Rafael Furlan; Lídio, Edmundo (Joãozinho) e Bruno Leite (Henrique Dourado); Sillas (Warley Júnior), Pipico (Vinicius Leite) e Jô (Pedro Ivo). T: Evaristo Piza

FIGUEIRENSE: Thiago Gonçalves; Léo Maia, Thomás Kayck; Genilson e Samuel; JP Iseppe (Rafael Ribeiro), Matheus Machado (Henrique Rodrigues) e Camilo; Guilherme Pato, Alisson (Ruan Levine) e Jefinho (Renan Bernabé). T: João Burse

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via X (Twitter).
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.