Em jogo movimentado do começo ao fim, o Botafogo retomou a liderança da Terceirona, ao vencer o Tombense por 2 a 1, nesta segunda-feira, em Tombos. O Belo aproveitou bem os erros defensivos do time mineiro para reassumir a primeira posição. Do outro lado, o Gavião Carcará está eliminado da Série C.
Embora tenha 22 pontos, três a menos que o Remo, oitavo colocado, o Tombense não tem chance de ultrapassar os paraenses, pois leva desvantagem no número de vitórias. Assim, apenas cumpre tabela contra o Ferroviário-CE, no Presidente Vargas, na última rodada. O Botafogo tem pela frente a Ferroviária-SP em João Pessoa e disputa a liderança com o Athletic.
Ataque total e falhas na defesa
O Tombense precisava da vitória e partiu para cima desde o primeiro minuto. Anderson Ligeiro e Jefferson Renan testaram o goleiro Wallace em chutes de fora da área. Aos 7, Rony quase marcou de cabeça após cobrança de escanteio de Pedro Oliveira. Mas foi o Botafogo quem abriu o placar, em um vacilo dos donos da casa.
Mikael cometeu falta em Bruno Leite na entrada da área, quando o time mineiro recuperava a bola. Rafael Furlan soltou uma bomba de perna esquerda, a bola passou pela barreira e estufou a rede de Felipe Garcia, aos 11.
Por pouco o Tombense não marcou logo em seguida. Pedro Oliveira passou para Anderson Ligeiro, que saiu na cara do gol, aos 14, mas bateu para fora. Pouco depois, Emerson bateu para o gol, Wallace defendeu e, na sobra, Reniê mandou para longe, antes que Pedro Oliveira chegasse para aproveitar o rebote.
Mas outro erro colocaria tudo a perder. Em um lançamento para a frente, Ednei falhou feio e a bola espirrou para trás. Jô aproveitou o vacilo e tocou por cima, na saída de Felipe Garcia, fazendo o segundo do Botafogo, aos 29.
Com dois gols atrás do placar, o Tombense continuou insistindo na busca do gol. Aos 39, Jefferson Renan tabelou com Igor Bahia e Wallace defendeu. Aos 44, Pierre recebeu com liberdade na intermediária e lançou para a área. Anderson Ligeiro foi mais rápido que Douglas e tocou para o gol, diminuindo o placar.
Chances perdidas dos dois lados
No segundo tempo, a partida diminuiu um pouco de ritmo, mas continuava franca, com as duas equipes criando chances. Aos 14, Emerson fez boa jogada pela esquerda e passou para Igor Bahia. O centroavante desviou, mas mandou para fora. A resposta foi imediata. Após passe de Furlan, Jô driblou Ednei e bateu para o gol, levando perigo.
Aos 20, Iranílson cruzou da direita, Vinícius Leite fez um corte de luz e a zaga cortou. Na sobra, Edmundo chegou batendo e Felipe Garcia fez grande defesa. Em mais uma jogada de Emerson pela esquerda, o passe chegou para Jefferson Renan, que bateu de primeira e Wallace defendeu.
Os últimos minutos foram de pressão total do Tombense. Aos 34, Felipinho fez boa jogada, mas Rafinha desperdiçou, falhando na hora de finalizar. Aos 38, Pedro Costa cruzou na área e Rafinha cabeceou para boa defesa de Wallace. Em outro cruzamento de Pedro Costa, Jefferson Renan cabeceou para fora, aos 43. Logo depois, Pierre cobrou falta na área e Rafinha apareceu na segunda trave e finalizou para fora.
Mas a última chance foi do Belo. Em contra-ataque, Gabriel Lima foi derrubado na área. Henrique Dourado, em sua especialidade, foi para a bola e acertou o travessão, perdendo a chance de fazer seu primeiro gol pelo Botafogo. No fim, o Belo reassumiu a liderança e o Tombense está fora do G-8.
Ficha técnica
TOMBENSE 1 X 2 BOTAFOGO
Local: Almeidão, Tombos (MG)
Data/horário: 19/08/2024, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf
Cartões amarelos: Mikael e Rony (TOM); Sillas, Lucas Gonçalves, Jô, Rafael Furlan, Gama e Gabriel Lima (BOT)
Cartão vermelho: Raul Cabral (TOM)
GOLS: Rafael Furlan (11’/1ºT), Jô (29’/1ºT) e Anderson Ligeiro (44’/1ºT)
TOMBENSE: Felipe Garcia; Iury Nascimento (Pedro Costa), Ednei, Rony e Emerson; Mikael (Rickson), Pierre e Pedro Oliveira (Felipinho); Jefferson Renan, Anderson Ligeiro e Igor Bahia (Douglas Coutinho). T: Raul Cabral
BOTAFOGO: Wallace; Iranílson, Douglas (Edmundo), Reniê (Matheus Santos), Wendel Lomar e Rafael Furlan; Lucas Gonçalves (Gama), Bruno Leite (Gabriel Lima) e Sillas; Vinícius Leite (Henrique Dourado) e Jô. T: Evaristo Piza