Não foi a campanha que a torcida alvinegra esperava (longe disso), mas o ABC terá uma nova chance em 2025. Neste sábado, o Elefante venceu a Aparecidense de virada por 3 a 1, no Frasqueirão, e vai disputar a Terceirona em 2025. O Camaleão, que precisava de uma vitória por dois gols de diferença para se salvar, vai disputar a Série D na próxima temporada, após três anos na C.
A partida começou com um susto para os donos da casa e esperança para os visitantes. Aos 7, em cruzamento para a área, Klenisson ajeitou a bola para Esquerdinha finalizar e abrir o marcador. Quase a Aparecidense conquistou aquilo que buscava aos 22. Igor Torres passou pelo goleiro Pedro Paulo e tocou para o gol, mas Felipe Albuquerque salvou em cima da linha.
Depois disso, o ABC acordou e resolveu o duelo ainda no primeiro tempo. Aos 28, Lima cobrou escanteio e Richardson cabeceou para o gol, empatando o jogo. Aos 35, Jenison foi derrubado dentro da área por Vanderley. Wallyson foi para a cobrança e fez o segundo do Elefante.
No finzinho da primeira etapa, Wallyson encontrou Adeílson na pequena área e o volante não vacilou. Com 3 a 1, o ABC estava muito perto de se garantir na Terceirona. Enquanto isso, a Aparecidense precisava de quatro gols para continuar com chances.
No entanto, no desespero, o Camaleão pouco criou no segundo tempo e quase não levou perigo ao gol de Pedro Paulo. Foi o ABC quem levou mais perigo. Aos 6, Matheus Alves salvou os chutes de Wellington Reis e Gabriel Santiago. Aos 41, Jackson aproveitou a falha do arqueiro do time goiano, mas Maurício evitou o quarto gol, cortando em cima da linha. Mas o destino dos dois clubes na próxima temporada já estava traçado.
Além da Aparecidense, estão rebaixados o Ferroviário, o São José e o Sampaio Corrêa, que não escapou, apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Confiança no Castelão.
Ficha técnica
ABC 3 X 1 APARECIDENSE
Local: Frasqueirão, Natal (RN)
Data/horário: 24/08/2024, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Cartões amarelos: Thiago Ennes e Maurício (LON); Islan e Kaike (NAU)
GOLS: Esquerdinha (7’/1ºT), Richardson (28’/1ºT), Wallyson (38’/1ºT) e Adeílson (49’/1ºT)
ABC: Pedro Paulo; Felipe Albuquerque, Richardson, Eduardo Thuram e Lucas Sampaio; Wellington Reis (Walfrido), Adeílson e Lima (Matheus Blade); Gabriel Santiago (Ruan), Wallyson (Matheus Rocha) e Jenison (Jackson). T: Roberto Fonseca
APARECIDENSE: Matheus Alves; Luan Sales (Enzo), Vanderley, Maurício e Rodrigues; Matheus Chaves (Falcão), Du Fernandes e Esquerdinha (Guilherme Nunes); Klenisson (Robert), Igor Torres (Alan James) e Rubens. T: Emerson Ávila