Treinos e ações

São José segue mobilizado dentro e fora de campo

Zeca tem jogadores e integrantes da comissão técnica afetados pelas enchentes. Treinos são facultativos e estádio é ponto de arrecadação

Treino São José
Jogadores seguem em treinamentos no São José (Foto: Eduardo Ely)

Ainda sem atuar pela Terceirona, o São José segue mobilizado dentro e fora de campo em meio as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Visando a preparação para a Série C, o grupo de atletas e a comissão técnica mantêm a rotina de treinos, mas de maneira facultativa. Dessa forma, apenas aqueles com condições de se deslocar ao Passo D’Areia participam das atividades comandadas pelo técnico Pingo.

Entre os afetados, o lateral Samuel e o fisioterapeuta Vasyl não participaram dos exercícios da semana por estarem isolados na cidade de Cachoeirinha. Além deles, o preparador de goleiros Marcelo Dornelles teve a casa invadida pelas águas e também foi diretamente atingido, assim como a família do preparador físico Anderson Carpes e o técnico da equipe sub-20 do Zeca, Geovani Oliveira, além de jovens das categorias de base.

Fora de campo, muitos atletas e membros da comissão seguem envolvidos em ações de ajuda e socorro à população. O atacante Matheuzinho, por exemplo, tem auxiliado desde resgates de pessoas ilhadas até a distribuição de quentinhas e donativos. Junto dele, o zagueiro Thiago Pedra é mais um que vem participando ativamente na entrega de doações para abrigos. Outros jogadores, como o volante Nonato, os atacantes Kayan e Émerson e os zagueiros Fredson e Carlos Alexandre também participaram de ações solidárias que foram compartilhadas pelo clube nas redes sociais.

Nessa pegada, o estádio Passo D’Areia segue como ponto de coleta para doação de roupas, alimentos, itens de higiene e itens para pets. Todo o material, arrecadado de segunda a sexta, é distribuído para abrigos de todas as regiões da cidade.

Ainda poucas certezas

Por mais que a água do Guaíba tenha baixado nos últimos dias e se distanciado do entorno do estádio do Zequinha, ainda não se sabe quando a equipe vai voltar a atuar. No horizonte, o confronto contra o Náutico, dentro de casa, segue previsto para o dia 3 de junho. O aeroporto de Porto Alegre continua fechado e não deve reabrir até setembro. Dessa maneira, a logística para deslocamentos envolve viagens entre Caxias do Sul e a capital do estado.