Mau começo

Pouco entrosado, São José acaba derrotado pelo Tombense na estreia

Com cinco jogadores estreantes no time titular e muitos improvisos, o Zeca perdeu para o Tombense por 1 a 0 em Minas Gerais

Tombense venceu o São José
Tombense derrotou o São José no primeiro jogo da Série C (Foto: Frederico Linhares)

Em um dos jogos inaugurais da Série C 2024, São José e Tombense se enfrentaram no estádio Almeidão, em Tombos, neste sábado. O jogo teve dois tempos distintos, sendo o primeiro de predomínio dos mineiros, enquanto que o segundo foi de pressão do São José. No entanto, os donos da casa foram mais eficientes e venceram por 1 a 0, com bonito gol de Pedro Oliveira.

O outro lado: Estreante marca um golaço e Tombense arranca com vitória

Repleto de caras novas, o São José entrou em campo com uma formação mais defensiva. O técnico China Balbino promoveu a estreia de cinco reforços e deslocou alguns jogadores de suas posições originais. Os zagueiros Jadson e Davi iniciaram na lateral esquerda e na volância, respectivamente, enquanto Nonato, que atuava no meio, foi para a lateral direita. Já o atacante Matheuzinho mudou de lado para atuar como ala-esquerdo. Com todo esse jogo de xadrez, a equipe teve dificuldades para fazer a ligação entre os setores, e acabou sendo encurralada pelo time da casa no primeiro tempo.

Aos 18, em uma das tentativas de saída do Zequinha, o estreante Davi acabou tocando uma bola curta e armou contra-ataque para o Tombense. No desenrolar da jogada, Pedro Oliveira cortou a marcação e com um bonito chute colocando de fora da área, mandou no ângulo de Fábio Rampi, para marcar o primeiro gol do Tombense e também o primeiro da competição.

Após o gol nada mudou e o placar de 1 a 0 foi administrado até o intervalo. Depois do apito do árbitro os jogadores do São José ficaram em campo para uma conversa no circulo central, indicando que o segundo tempo teria que ser diferente. 

Mudança de postura no segundo tempo

Na volta do vestiário, três jogadores do Zequinha já aguardavam na beira do campo para entrar, um sinal de que o técnico China não gostou do que viu na primeira etapa. Na troca tripla entraram o meia Gabriel Lima, o volante Samuel e o atacante Renê nas vagas de Davi, Nonato e Morbeck, respectivamente. 

Com as alterações o São José começou a pressionar o Tombense. Aos 6, Emerson fez boa jogada pela ponta esquerda, cruzou para a área e Carrilho finalizou com muito perigo na entrada da pequena área. Como resposta, a equipe mineira assustou em chute cruzado de Emerson, que passou perto da meta e também do pé de Yago Bahia, que chegava de carrinho. O São José então começou a jogar a bola na área e deixou o torcedor adversário apreensivo com uma sequência de chuveirinhos venenosos. 

Sem sucesso nas bolas alçadas para a grande área, foi a vez de apostar nos chutes de média distância. Aos 26, Gabriel Lima exigiu grande defesa do goleiro Felipe Garcia, na primeira finalização a gol do São José. Dez minutos depois, o mesmo Gabriel chutou com perigo ao completar cruzamento da direita. Com 44, foi a vez de Marquinhos arriscar de fora depois de limpar dois marcadores. Até que a última boa chance de empatar aconteceu aos 51, quando Gabriel Lima cobrou uma falta no capricho, a bola foi escorada para o meio da área e por muito pouco Rafael Carrilho não alcançou. 

Para o próximo compromisso o São José aposta no fator local em busca dos primeiros pontos na competição. A equipe vai receber o Confiança no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre, na segunda-feira, dia 29. A bola rola a partir das 20h. 

Ficha técnica

TOMBENSE 1 x 0 SÃO JOSÉ
Local: Almeidão, Tombos (MG)
Data/hora: 20/04/2024, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Raimundo Rodrigues de Oliveira
Cartões amarelos: Moisés Ribeiro, Felipinho e Ednei (TOM); Davi, Matheuzinho e Carrilho (SJO)

Gol: Pedro Oliveira (18’/1ºT)

Tombense: Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Roger Carvalho e Emerson; Moisés Ribeiro (Mikael), Rafinha (Gustavo Modesto), Felipinho (Jefferson Renan), Pierre e Pedro Oliveira (Rickson); Igor Bahia. T: Raul Cabral

São José: Fábio Rampi; Nonato (Samuel), Carlos Alexandre, Fredson e Jadson; Carrilho, Davi (Gabriel Lima) e Diogo Sodré (Ariel Palácio); Emerson (Marquinhos), Matheuzinho e Gabriel Morbeck (Renê). T: China Balbino.