Mudanças no ataque

Em busca de poder ofensivo, São José deve ter estreias contra o Tombense

Os atacantes Gabriel Morbeck e Emerson devem ser titulares contra o Tombense, assim como o meia Diogo Sodré. Zagueiro Davi e meia Gabriel Lima também têm chance de iniciar o jogo

Embarque do São José
São José viaja para enfrentar o CSA (Foto: Eduardo Ely)

O São José estreia neste sábado, às 17h, na Série C do Campeonato Brasileiro diante do Tombense, no estádio Almeidão, em Tombos, no interior de Minas Gerais. Foram 40 dias de preparação para a competição, desde a eliminação nas quartas de final do Campeonato Gaúcho, diante do Caxias.

Tombense deve ter retorno de Róger Carvalho contra o Zeca

Nesse período, sete reforços foram incorporados ao grupo, totalizando 33 jogadores. Entre os contratados, estavam um zagueiro, três atacantes e três meias. Para a posição de armador, tida como a de maior necessidade, chegaram Diogo Sodré e Gabriel Lima, este último um velho conhecido e muito bem quisto pela torcida do Zequinha.

Desses reforços, pelo menos três já devem começar na equipe titular diante do Tombense. O centroavante Gabriel Morbeck e o meia Diogo Sodré, assim como o atacante Emerson, são cotados para figurar entre os onze iniciais. O zagueiro Davi é outro que tem chances de estreia, assim como o meia Gabriel Lima, que pode fazer valer a “lei do ex”, ao enfrentar seu ex-clube e se coloca à disposição do treinador além de comentar sobre a disputa saudável entre os meias.

“Fico feliz de retornar, quase não pude viajar por que meu nome não tinha caído no BID. Vários jogadores chegaram, acredito que o clube só tem a ganhar com isso e me coloco à disposição para ajudar”

Gabriel Lima, meia do São José, último reforço para a Série C

O técnico China Balbino deve escalar a equipe no 4-2-1-3. Sendo assim, a provável escalação que vai a campo no sábado tem: Fábio; Nonato, Thiago Pedra, Fredson (Davi) e Jadson; Samuel, Carrilho e Sodré; Calazans, Emerson e Morbeck (Renê).

Renovação em busca de força ofensiva

Depois de bater na trave na busca pelo acesso na última Série C, o São José vem para esta edição com mudanças importantes na comissão técnica e no grupo de jogadores. Logo no início da temporada a demissão do então treinador Thiago Gomes, que três dias antes havia anunciado a renovação de contrato, foi uma surpresa. Como resposta, o clube apostou no retorno do técnico China Balbino para assumir a casamata em meio ao período de montagem de elenco.

Com uma base do ano anterior, mas com muitas peças novas do meio para frente, o Zeca teve uma campanha razoável no Gauchão. Mantendo boa parte do sistema de retaguarda, o time se notabilizou pela consistência defensiva, mas sentiu a falta de um articulador e não foi bem no setor de ataque. Tendo marcado 11 gols em 11 jogos e com uma campanha de três vitórias, seis empates e duas derrotas, a equipe ficou em sexto lugar, o que lhe garantiu a classificação para a fase eliminatória. Nos matas, no entanto, o Zeca acabou ficando pelo caminho ao ser derrotado pelo Caxias por 1 a 0, no estádio Centenário.

Entre os destaques, o jovem atacante Renê de 20 anos, autor de quatro gols no campeonato gaúcho, desponta como a revelação do São José para este ano. Além dele, os experientes Fábio Rampi e Rafael Carrilho, remanescentes da temporada 2023 também merecem atenção.

Ouça o podcast exclusivo para a torcida do São José