Em partida válida pela 10ª rodada da Terceirona, o Náutico empatou em 2 a 2 com a Aparecidense na noite desta segunda-feira, no estádio Amníbal Toledo, em Aparecida de Goiânia. O resultado mantém a torcida alvirrubra frustrada com os resultados. O torcedor viu a equipe pernambucana sair atrás no marcador, mas se recuperar e ir para a segunda etapa na frente. Entretanto, na volta do intervalo perdeu a intensidade, permitindo a reação do adversário. Paulo Sérgio e Renato Alves marcaram para o Timba, enquanto Rhuan e Rubens igualaram para Cidinha.
Lá no rival: Aparecidense fica mais perto do Z-4 que do G-8
Com o empate, as duas equipes permanecem no meio da tabela e distantes do G-8 para se classificar para a próxima fase da Terceirona. A Aparecidense está na 13ª colocação, com 10 pontos, um a mais que o Náutico, que permanece em 14º.
Início animador e vantagem
Nos primeiros minutos, o Náutico controlou todas as ações. O Alvirrubro sufocava a saída de bola dos donos da casa e não davam espaços. Aos 7 minutos, Sousa encontrou Renato Alves pela direita. O meia bateu para o gol e Pedro Henrique defendeu. Aos 14, Gustavo Maia deu lindo passe para Andrey, que ficou na cara do gol, mas chutou com pouca força e o arqueiro da Cidinha salvou.
A Aparecidense, aos poucos, conseguiu encontrar os espaços e levou perigo ao gol de Maticoli. Aos 20, Robert recebeu livre na área e bateu para fora, com perigo. Igor Torres arriscou um lindo voleio aos 26, mas a bola foi para fora. O gol da Cidinha chegou aos 32. Rhuan, que tinha acabado de entrar, recebeu de Igor Torres e bateu de primeira no canto direito de Maticoli.
O Náutico não se intimidou e não demorou para reagir. Em boa jogada pela esquerda, Diego Matos lançou para Andrey, que viu Paulo Sérgio livre na área. O artilheiro do Timbu só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. Após o empate, a partida ficou franca, com chances para os dois lados. Maticoli fez linda defesa em cabeçada de Maurício. Até que, aos 49, Renato Alves cobrou falta, a bola desviou no meio do caminho e enganou Pedro Henrique, que nada podia fazer. Era a virada.
Fechado na defesa
Entretanto, o cenário mudou drasticamente no segundo tempo. O Náutico voltou para o campo irreconhecível, cometendo muitos erros e cedendo espaço para a Aparecidense. A intensidade da equipe pernambucana caiu visivelmente. Os jogadores passaram a cometer muitas faltas e a errar passes, dificultando a construção das jogadas.
Aos 13 minutos do segundo tempo, após boa jogada pelo lado direito, a Aparecidense conseguiu o empate com Rubens, que chutou rasteiro, sem chance para o goleiro Maticoli, e estufou o fundo das redes. O gol desestabilizou ainda mais o Náutico, que não conseguiu reencontrar o bom futebol do primeiro tempo.
Em várias investidas da Cidinha, o arqueiro alvirrubro foi crucial, defendendo a meta pernambucana. Os mandantes perceberam a fragilidade do Náutico e a falta de intensidade para pressionar e buscar a virada na partida. Mas foi aos 31 minutos que os goianos saíram jogando errado e entregaram de graça para Sousa, que tocou para Paulo Sérgio dentro da área. No entanto o artilheiro chutou mal, facilitando a defesa de Pedro Henrique.
O jogo continuou amarrado e nas poucas chances de gol, o goleiro Maticoli salvou a equipe alvirrubra de terminar a partida com um revés. O placar ao apito final não se alterou e a partida ficou no empate para as duas equipes.
Assista a todos os vídeos do Náutico
Ouça os podcasts exclusivos do Timbu
O Náutico volta a campo na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, para enfrentar o Confiança, pela 11ª rodada, nos Aflitos. Já a Aparecidense pousa em João Pessoa, no dia 3, para encarar o Botafogo-PB.
Ficha técnica
APARECIDENSE 2 X 2 NÁUTICO
Local: Anníbal Batista de Toledo, Aparecida de Goiânia (GO)
Data/horário: 24/06/2024, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior
Cartões amarelos: Rubens e Guilherme Nunes (APA); Joécio, Gustavo Maia, Arnaldo, Paulo Sérgio e Lucas Maticoli (NAU)
GOLS: Rhuan (32’/1ºT), Paulo Sérgio (35’/1ºT), Renato Alves (49’/1ºT) e Rubens (13’/2ºT)
APARECIDENSE: Pedro Henrique; Luan Sales, Vanderley, Da Silva (Maurício) e Rodrigues; Guilherme Nunes (Matheus Chaves), Du Fernandes (Luan Martins) e Robert (Juninho); Julio Cesar (Rhuan), Igor Torres e Rubens. T: Lúcio Flávio
NÁUTICO: Lucas Maticoli; Arnaldo (Danilo Belão), Joécio, Iran e Diego Matos (Luiz Paulo); Marco Carvalho (Wendel Lessa), Sousa, Renato Alves (Marco Antônio) e Andrey; Gustavo Maia (Kauan) e Paulo Sérgio. T: Bruno Pivetti