Decepção

Náutico perde a invencibilidade no último minuto

Timbu buscou o empate com Thalissinho já nos acréscimos, mas no apagar das luzes Pedro Paulo garantiu a vitória da Locomotiva

Ferroviária Náutico
Náutico foi derrotado pela primeira vez na Série C (Foto: Thiago Toledo/Ferroviária SAF)

Sem mostrar entrosamento, o Clube Náutico Capibaribe conheceu, neste domingo, sua primeira derrota na Série C do Campeonato Brasileiro. O Timbu arrancou um empate já nos acréscimos, mas vacilou no último minuto e viu a Ferroviária fazer 2 a 1, na Fonte Luminosa. A equipe alvirrubra não conseguiu encaixar passes e aproveitar as poucas oportunidades criadas durante a partida. Assim, acabou surpreendido pelos donos da casa, que não perdem há 16 jogos.

O outro lado: Ferroviária supera o Náutico no último minuto

A Locomotiva abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo, com bela jogada de Juninho. Já na segunda etapa, os minutos finais foram decisivos para definir o placar. O Náutico empatou a partida aos 50 minutos do segundo tempo, com Thalissinho. No apagar das luzes, a defesa alvirrubra paralisou numa jogada de escanteio e viu a Ferroviária responder de forma imediata, com Pedro Paulo balançando as redes e garantindo a vitória dos donos da casa.

Jogo começa estudado

No início da partida, as equipes pareciam se estudar bastante em campo. Com pouca criatividade, o Náutico insistiu em bolas lançadas da defesa para o ataque, que não surtiam efeito na efetividade de jogadas ofensivas. O primeiro susto para a equipe alvirrubra veio aos três minutos, com uma cabeçada de Carlão que balançou o travessão do goleiro Jeferson Romário. 

Com as duas equipes tentando fazer ligações diretas, o jogo foi ficando mais lento. Aos 28 minutos da primeira etapa, o atacante Juninho chutou de fora da área, no canto direito do goleiro do Náutico, para fazer 1 a 0 para a Ferroviária.

Com a desvantagem, o Náutico foi neutralizado e não assustou a Locomotiva na reta final do primeiro tempo.

Emoções no fim

Já na segunda etapa, o técnico Mazola Júnior realizou mudanças na equipe para buscar uma reação. Com o jogo lá e cá, o Timbu encaixou as jogadas e começou a assustar a meta adversária. Mas o gol alvirrubro só veio nos acréscimos, aos 50 minutos do segundo tempo, com um cruzamento pela direita de Andrey, que encontrou Thalissinho livre de marcação para completar para o fundo das redes, deixando tudo igual.

Aceitando o empate, a defesa do Timba se descuidou no último lance do jogo, quando a Ferroviária conseguiu um escanteio. Igor Fernandes fez a cobrança e encontrou Ricardinho, que cabeceou para a pequena área. Pedro Paulo completou para o gol aos 52 minutos.

Com o apito final, a equipe alvirrubra conheceu sua primeira derrota na competição e deixou escapar um ponto importantíssimo para a sequência da Terceirona.

Com o resultado, o Timba está na décima colocação, com quatro pontos ganhos e um jogo a menos, mas pode cair mais posições no decorrer da rodada. O Náutico volta a campo no próximo sábado, dia 18, às 17h, contra o Volta Redonda, fora de casa, no Estádio Raulino de Oliveira.

Ficha técnica

Local: Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
Data/horário: 12/05/2024, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio
Cartões amarelos: Lucas Rodrigues (FER); Bruno Mezenga, Arnaldo, Andrey e Guilherme Matos (NAU)

GOLS: Juninho (28’/1ºT), Thalissinho (50’/2ºT) e Pedro Paulo (52’/2ºT)

FERROVIÁRIA: Saulo; Lucas Rodrigues (Weverton), Gustavo Medina, Jackson e Igor Fernandes; Ricardinho, Xavier e Juninho (Pedro Paulo); Vitor Barreto (Victor Andrade), Zé Mateus (Fernando Boltrin) e Carlão (Cauã Aguiar). T: Vinícius Bergantin

NÁUTICO: Jeferson Romário; Arnaldo (Leandro Kauã), Guilherme Matos, Marco Carvalho e Diego Matos; Sousa, Wendel Lessa (Andrey), Marco Antônio e Gustavo Maia (Thalissinho); Thiago Lopes (Leandro Barcia) e Bruno Mezenga. T: Mazola Júnior