Relação abalada

Náutico até empata no fim, mas deixa os Aflitos sob vaias

Timbu sai na frente do placar, sofre a virada e arranca a igualdade nos acréscimos. Mas a torcida não perdoa outro tropeço

Náutico Caxias
Náutico sofreu uma virada do Caxias, mas arrancou empate no fim (Foto: Guilherme Camilo)

Mesmo iniciando o duelo bem, o Náutico cedeu ao empate em 2 a 2 para o Caxias, na noite deste domingo, nos Aflitos, pela oitava rodada da Série C. Diante de sua torcida, que não estava nem um pouco satisfeita com os resultados apresentados, a equipe alvirrubra permaneceu demonstrando a má fase e não conquistou o resultado positivo. No apito final, as arquibancadas protestaram bastante, não poupando ninguém, seja direção, elenco e o técnico Mazola Júnior.

Lá no rival: Caxias deixa vitória escapar em primeiro desafio no Nordeste

Os gols foram marcados por Paulo Sérgio, no início do segundo tempo. Álvaro, que aplicou a lei do ex, e Gabriel Silva viraram o jogo para a equipe grená. No apagar das luzes, Gustavo Maia marcou para o Timbu e salvou a equipe de um revés dentro de casa.

Com o resultado, a equipe alvirrubra ocupa a 13ª colocação, com oito pontos ganhos e um jogo a menos. O Caxias segue à beira da zona de rebaixamento, na 16ª colocação, com cinco pontos.

O próximo duelo do Timbu será na próxima segunda-feira, dia 17, às 20h, diante do Floresta, também nos Aflitos.

Chuva de gols… perdidos

A equipe do Náutico iniciou o primeiro tempo a todo vapor. Precisando se reencontrar com as vitórias e fazer as pazes com a torcida, o Timbu criou várias chances de balançar as redes, mas sem muita efetividade no último passe. Aos 5 minutos, na primeira tentativa alvirrubra, o meia Andrey bateu cruzado de fora da área. Por pouco Paulo Sérgio não alcança a bola para completar o chute e fazer o primeiro gol.

O gol parecia estar amadurecendo, e o Timba se mostrou melhor e mais próximo de abrir o placar. Quando o cronômetro marcava 17 minutos, Paulo Sérgio chutou forte para defesa de Zé Carlos, que jogou para escanteio. Na cobrança, novamente Paulo Sérgio cabeceou, mas a bola vai para linha de fundo.

Se parecia que o Náutico iria jogar sem sufoco, o Caxias tratou de dar o primeiro susto, aos 23. Em um descuido da zaga alvirrubra, Emerson Martins bateu por cima do gol de Jeferson Romário. A resposta veio logo em seguida, quando Rafael Vaz lançou para Paulo Sérgio, que cabeceou no cantinho de Zé Carlos. O goleiro pulou na bola e evitou o gol alvirrubro.

Apesar de envolver a equipe gaúcha, o time pernambucano errou muito, o que irritou a torcida alvirrubra. Andrey e Rafael Vaz, que em sequência erravam passes, foram bastante vaiados durante o jogo. O som de descontentamento foi ouvido ao apito final da primeira etapa, que finalizou em 0 a 0.

Empate amargo

Com outra postura para o segundo tempo, o técnico Mazola Júnior tratou de modificar a equipe alvirrubra. Andrey, que saiu criticado pela torcida, foi substituído por Patrick Allan. Thiago Lopes também foi outro nome que não voltou para a segunda etapa. No lugar, Kauan.

As mudanças mostraram de imediato o efeito que a torcida queria, isto por que logo no 1º minuto, o lateral Arnaldo fez um lançamento na área gaúcha, a zaga tirou mal e a bola sobrou para Paulo Sérgio, que não perdoou. O atacante dominou a bola e bateu de primeira, no canto direito do goleiro Zé Carlos.

Com o Náutico pressionando para aumentar a vantagem nos Aflitos, em uma bola roubada no meio de campo, os gaúchos conseguiram um contra-ataque. Com a zaga olhando o lance, Álvaro recebeu um passe dentro da área e empatou para os visitantes. O gol fez valer a famosa lei do ex nos Aflitos: tudo igual no placar.

Veja todos os vídeos do Náutico
Ouça os podcasts exclusivos do Timbu

Mesmo levando o gol, o Timbu não deixou o ritmo cair e, um minuto depois, Patrick Allan recebeu uma bola de Rafael Vaz, driblou a defesa gaúcha, mas finalizou por cima do gol. Em resposta pelo lado esquerdo do campo, Gabriel Silva entrou sozinho na grande área e fez o que quis com a defesa. O atacante cortou para o lado e deixou Rafael Vaz na saudade. Com a visão livre, ele bateu forte e virou para o Caxias.

Aos 30 minutos, o atacante Gustavo Maia puxou para a direita, fora da grande área, e chutou no canto. Zé Carlos, sem muita dificuldade, encaixou a bola. Com a virada da equipe grená, a torcida ficou na bronca com o técnico Mazola Júnior, e o estádio em coro xingou muito o comandante alvirrubro.

Foi aos 45 do segundo tempo que o atacante Gustavo Maia pegou um rebote de fora da área, chutou e com desvio na zaga do Caxias, a bola enganou Zé Carlos e estufou as redes, deixando tudo igual nos Aflitos. No apito final, o som de xingamentos e críticas foi ecoado nas arquibancadas.

Ficha técnica

NÁUTICO 2 X 2 CAXIAS
Local: Estádio dos Aflitos, Recife (PE)
Data/horário: 09/06/2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa
Cartões amarelos: Sousa e Gustavo Maia (NAU); Lucas Cunha (CAX)

GOLS: Paulo Sérgio (1’/2ºT), Álvaro (11’/2ºT), Gabriel Silva (28’/2ºT) e Gustavo Maia (45’/2ºT)

NÁUTICO: Jeferson Romário; Arnaldo (Marco Antônio), Iran, Rafael Vaz e Luiz Paulo (Luan); Sousa (Bruno Mezenga), Renato Alves e Andrey (Patrick Allan); Thiago Lopes (Kauan), Gustavo Maia e Paulo Sérgio. T: Mazola Júnior

CAXIAS: Zé Carlos; Marcelo, Dirceu (Lucas Ryan), Lucas Cunha e Mendes; Barba (Geilson), Emerson Martins (Elyeser), Pedro Cuiabá e Tomas Bastos; Galvan (Gabriel Silva) e Álvaro (Vinicius Spaniol). T: Argel Fuchs