Sinal de alerta aceso no Figueirense. O Alvinegro entrou em campo neste domingo, no Estádio Centenário, pela sétima rodada da Terceirona, e perdeu para o Caxias por 2 a 1. É a terceira derrota consecutiva da equipe catarinense, que havia sido superada por Ferroviária-SP e Ypiranga nos últimos compromissos.
Lá no rival: Caxias vence jogo nervoso em retorno à Série C
O Figueirense entrou em campo com alterações. Com a fraca atuação no Colosso da Lagoa, quinta-feira, o técnico João Burse sacou Camilo e Cristian e escalou o time com Henrique e Jefinho. As alterações, no entanto, não surtiram efeito.
Caxias superior no primeiro tempo
A primeira chance até foi do Alvinegro, com Alisson. Em sua jogada característica pela ponta esquerda, conseguiu o chute cruzado, levando perigo. Depois disso, com marcação muito forte e maior imposição em campo, o Caxias foi superior e abriu o placar aos 10 minutos com um golaço do lateral Marcelo, que acertou um belo chute de fora da área.
O segundo gol surgiu aos 38 minutos, quando Galván ganhou a disputa com Cedric, avançou e foi derrubado por Rafael Ribeiro dentro da área. Pênalti, convertido por Tomas Bastos. Ainda sobrou tempo para a polêmica da etapa inicial, com gol anulado de Lucas Cunha, aos 44, após marcação de impedimento, gerando muita reclamação dos mandantes.
Tensão dentro e fora de campo
No início da segunda etapa, o episódio lamentável da partida. O jogo precisou ser paralisado em função de briga nas arquibancadas entre organizadas das equipes. Depois disso, já com Léo Maia e Camilo em campo, o Figueirense cresceu na partida e criou varias oportunidades, principalmente com Jefinho, Alisson e Léo Maia. O goleiro Zé Carlos se tornou o personagem da vitória grená com defesas decisivas.
Veja todos os vídeos do Figueirense
Ouça os podcasts exclusivos do Furacão
Aos 48 minutos, Guilherme Pato aproveitou um rebote da defesa do Caxias e, com um lindo chute, acertou o ângulo direito de Zé Carlos. Mas já era tarde para uma reversão do resultado. Antes do fim da partida, jogadores reservas e integrantes das duas comissões técnicas também discutiram e provocaram mais uma interrupção da partida. O goleiro reserva Tiago Gonçalves acabou recebendo o vermelho na confusão.
O Figueirense estaciona nos 10 pontos, conquistados nos primeiros quatro jogos. A tentativa de recuperação, agora, será contra o Confiança, no próximo sábado, no Estádio Orlando Scarpelli.
Ficha técnica
CAXIAS 2 X 1 FIGUEIRENSE
Local: Centenário, Caxias do Sul (RS)
Data/horário: 02/06/2024, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Lucas Casagrande
Cartões amarelos: Pedro Cuiabá, Elyeser e Zé Carlos (CAX); Rafael Ribeiro (FIG)
Cartão vermelho: Tiago Gonçalves (FIG)
GOLS: Marcelo (11’/1ºT), Tomas Bastos (38’/1ºT) e Guilherme Pato (46’/2ºT)
CAXIAS: Zé Carlos; Marcelo, Dirceu, Lucas Cunha e Dudu Mandai (Mendes); Barba, Emerson Martins (Elyeser), Pedro Cuiabá (Geilson) e Tomas Bastos (Vitor Feijão); Álvaro (Vinícius Spaniol) e Galvan. T: Argel Fuchs
FIGUEIRENSE: Ruan Carneiro; Cedric (Léo Maia), Rafael Ribeiro, Genilson e Samuel; Gledson (Camilo), Léo Baiano (JP Iseppe) e Henrique Rodrigues (Cristian); Guilherme Pato, Alisson (Bruno Michel) e Jefinho. T: João Burse