Ânimo renovado

Em boa fase, Figueirense comemora marca de 8 mil sócios

Alvinegro ainda está invicto na Terceirona e vê aumento no número de associados. Clube projeta ultrapassar 10 mil afiliados em 2024

Fila Orlando Scarpelli Figueirense
Torcedores fazem fila no Orlando Scarpelli. Figueirense tem alta no número de sócios (Foto: José Henrique Koltermann)

A importância da invencibilidade do Figueirense nas três primeiras rodadas da Série C ultrapassa a boa colocação na tabela de classificação. Nas últimas semanas o clube obteve um incremento significativo no número de sócios. O Alvinegro chegou a 8 mil associados adimplentes. Tal marca não era registrada desde janeiro de 2019.

Segundo John Léo, gerente de comunicação e marketing do clube, o Figueirense, que já teve em torno de 15 mil sócios quando disputava a Série A, sofreu com a queda expressiva no número de sócios adimplentes quando das sucessivas quedas de performance esportiva, além dos relevantes episódios com a gestão Elephant, como o WO e as informações sobre salários e outros compromissos atrasados que tomaram conta dos noticiários.

John Léo lembra que algumas ações do departamento foram fundamentais para impulsionar uma reaproximação com torcedor.

“Quando assumimos o marketing do clube, em meados de 2021, eram exatos 3.011 sócios adimplentes. Nossa estratégia foi de buscar uma maior aproximação com os diversos movimentos da torcida, com reuniões, a participação desses movimentos de torcida, na gestão de eventos promovidos pelo clube, como o carreteiro alvinegro, o aniversário do clube, eventos diversos. Essa aproximação melhorou a relação e tornou o clube mais ‘aberto’, expondo o norte dos trabalhos em curso e, por consequência, o tamanho das dificuldades”

John Léo, gerente de comunicação e marketing do Figueirense

Neste ano, o processo foi intensificado. “O trabalho começou a toma corpo para furar esta bolha de 6 ou 7 mil sócios, que são aqueles torcedores mais apaixonados e que costumam estar com o clube nos bons e maus momentos. O torcedor começou a perceber, principalmente por conta da boa gestão, agora com a SAF, que o momento de pegar junto para ajudar a recolocar o Figueira no seu devido lugar, é agora”, frisa John Léo.

“Nossa meta durante o Brasileiro é atingir 10 mil sócios adimplentes. Pouco pro tamanho e as necessidades do clube, mas um número que consideramos razoável para o cenário de reposicionamento do Figueirense, na disputa de uma Série C. Subindo pra Série B, que sonhamos e trabalhamos, tenho certeza que o número de sócios será muito maior”, finaliza o gerente alvinegro.

John Léo, gerente de comunicação e marketing do Figueirense

O Figueirense tinha partida marcada contra o Ypiranga para a próxima segunda-feira. No entanto, a partida foi adiada por causa das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Ainda não há uma nova data para a partida. O próximo jogo marcado para o Alvinegro será no dia 20, em Fortaleza, diante do Floresta.

Entenda o caso da gestão Elephant

A parceria entre Figueirense e a Elephant tinha previsão de 20 anos de duração. A assinatura de contrato ocorreu em agosto de 2017. A terceirização da gestão do clube projetava a reestruturação financeira e conquistas esportivas importantes, até com metas de títulos nacionais e participações em Libertadores da América. O que se viu, no entanto, foi bem diferente e teve um cenário devastador ao clube. Além do aumento de dívidas, a gestão provocou uma perda enorme de credibilidade da marca Figueirense, com o nome do clube envolvido em grandes polêmicas, como endividamentos com fornecedores, falta de pagamentos de salários e sucateamento da base.

O momento decisivo para o encerramento da parceria ocorreu em agosto de 2019, com WO no jogo contra o Cuiabá pela Série B, em decisão que partiu dos atletas como forma de protesto pela situação vivida pelo clube e a falta de transparência dos gestores. O fato gerou uma notoriedade ainda maior sobre o descaso da gestão. Logo após, em setembro do mesmo ano, o conselho deliberativo do clube provocou a rescisão unilateral com a empresa.