O Caxias até insistiu, mas não conseguiu furar a defesa da Ferroviária-SP e ficou no 0 a 0 na noite deste domingo, no Centenário. Por causa das chuvas, a partida que estava marcada para 19h só começou depois das 20h. Com o campo muito molhado, a partida foi disputada de forma dura, com pouca inspiração, mas com os gaúchos um pouco melhores no segundo tempo.
Com o resultado, o Caxias corre o risco de entrar na zona de rebaixamento, caso o Sampaio Corrêa vença o São Bernardo na terça-feira. Ou o Floresta consiga derrotar o Náutico nos Aflitos, na segunda. A nota positiva é que, pela primeira vez, a equipe não sofreu gols em um jogo da Terceirona.
Primeiro tempo de dar sono
A partida começou e a Ferroviária parecia mais adaptada ao campo pesado. A Locomotiva tinha mais posse de bola e ocupava mais o ataque, mas sem conseguir criar chances claras. No contra-ataque, os gaúchos tinham mais objetividade. Aos 9, Ronaldo Alves errou o domínio, Tomas Bastos recuperou e acionou Gabriel Silva, que bateu para fora com perigo.
Com o zagueiro Lucas Ryan improvisado na lateral esquerda, o técnico Argel Fuchs teve que improvisar também na direita, quando Marcelo sofreu lesão e foi substituído pelo volante Pedro Cuiabá.
A partida continuou muito disputada no meio, sem grandes lances. Até os 45 do primeiro tempo, quando Barba recuperou a bola e acionou Álvaro, que encontrou Gabriel Silva livre de marcação. O camisa 7, porém, não dominou bem a bola e, quando bateu para o gol, carimbou o goleiro Saulo, que já tinha saído do gol para abafar o chute.
Caxias melhor, mas sem acertar o alvo
No segundo tempo, a partida ficou mais aberta e o Caxias passou a ser mais ofensivo. Logo aos 4, Tomas Bastos cobrou falta rente ao chão e obrigou Saulo a desviar para escanteio. Aos 7, em chute de fora da área, Gabriel Silva acertou a rede, pelo lado de fora.
Veja todos os vídeos do Caxias
Ouça os podcasts exclusivos do Grená
O lance de maior perigo veio aos 28. Tomas Bastos cobrou escanteio do lado direito, Álvaro cabeceou para o gol e Lucas Rodrigues desviou, para novo tiro de canto. A Ferroviária finalmente assustou aos 31, quando Victor Andrade ficou com a sobra, após cruzamento, e soltou uma bomba. Zé Carlos desviou e a bola explodiu no travessão.
Aos 40, a última boa chance de gol foi para o Caxias. Primeiro, Álvaro se antecipou à marcação e cabeceou para o gol. Saulo defendeu e, no rebote, Ronaldo Alves jogou para escanteio antes do camisa 9 chegar para outra finalização.
Na próxima rodada, o Caxias tem pela frente o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, no domingo, às 19h.
Ficha técnica
CAXIAS 0 X 0 FERROVIÁRIA
Local: Centenário, Caxias do Sul (RS)
Data/horário: 16/06/2024, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado
Cartões amarelos: Argel Fuchs, Barba, Pedro Cuiabá, Robinho e Geilson (CAX); Carlão, Saulo, Lucas Rodrigues, Cauã Aguiar e Ronaldo Alves(FER)
CAXIAS: Zé Carlos; Marcelo (Pedro Cuiabá), Cézar Henrique, Lucas Cunha e Lucas Ryan; Barba (Emerson Martins), Geilson, Gabriel Silva (Robinho) e Tomas Bastos; Galvan (Vitor Feijão) e Álvaro. T: Argel Fuchs
FERROVIÁRIA: Saulo; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Ronaldo Alves e Igor Fernandes; Xavier, Zé Mateus (Cauã Aguiar) e Paulinho Santos (Weverton); Victor Andrade (Fernandinho), Vitor Barreto (Maycon) e Carlão. T: Vinicius Bergantin