Figurinha carimbada em todos os jogos do Botafogo, os Xerifes do Belo celebram a classificação antecipada do time pessoense para a próxima fase da Terceirona. A história do símbolo irreverente que anima a torcida do Alvinegro é antiga, o nome Xerife Botinha surgiu na década de 70, quando o Botafogo derrotou todos os principais times do Nordeste.
Em 2010, o sargento da Polícia Militar José Fernandes, apaixonado pelo Botafogo, teve a ideia de se vestir de xerife e ser o mascote humano do Belo, já que na década de 70 era um cachorro que representava o time paraibano. A torcida amou e abraçou a ideia. Em 2019, o xerife transpôs as barreiras da arquibancada e virou o mascote oficial do clube.
José Alex Pereira de Lima, de 29 anos, fanático pelo time da Maravilha do Contorno, é o responsável por dar vida ao carismático mascote, que se tornou uma verdadeira paixão entre as crianças e torcedores. O Xerife, famoso por andar no Almeidão com sua bicicleta, é conhecido por comemorar, chorar e até xingar a cada lance da equipe alvinegra. Virou um símbolo do apoio e emoção que a torcida sente pelo Botafogo.
Alex conta que desde criança acompanha o time e que, mesmo tão pequeno, sempre que podia estava assistindo aos jogos do Botafogo no Almeidão. Por isso, se sente realizado em ter a oportunidade de ser o homem por debaixo da roupa de xerife.
“Minha maior alegria é quando as crianças vêm para perto de mim, e os pais me dizem que os filhos querem vir para o jogo para tirar foto comigo. É por isso que quando eu visto aquela roupa eu me dedico. A cada jogo eu só penso em melhorar cada vez mais”
Alex Pereira, mascote do Botafogo
No último sábado o Botafogo conquistou a classificação antecipada para a próxima fase da Série C, após a vitória sobre o Figueirense. Alex e o mascote tiveram motivos de sobra para comemorar, pois o Belo segue líder da competição e garantido na fase do quadrangular do acesso.
Alex confia que, depois de 11 anos seguidos na Terceirona, chegou finalmente a hora de o Botafogo conquistar seu acesso para a Série B.
“Eu sempre acreditei e sempre irei acreditar no Botafogo. Como sempre falo, um dia vai chegar a nossa hora e eu acredito muito que esse ano vamos conseguir o tão sonhado acesso. Estou muito confiante e tenho certeza de que o professor Piza e todos os guerreiros vão nos dar esse acesso. Nunca estive tão confiante como estou agora”
Neste domingo, o Botafogo tem pela frente o Náutico, nos Aflitos, pela 17ª rodada da Terceirona. Com 35 pontos, o Belo lidera a Série C. Além do Belo, já estão classificados para a segunda fase o Athletic, o São Bernardo e a Ferroviária-SP.