Disputa apertada

Quantas vagas pra segunda fase estão em disputa mesmo?

Hoje, é muito difícil imaginar um G8 sem Athletic, Belo, Voltaço, Ferroviária e Bernô. Então faltam poucas vagas pra muitos candidatos

Athletic Ferroviário CE Jonathas
Jonathas chegou ao oitavo gol na Série C e voltou a ser o artilheiro isolado (Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club)

Tudo beleza, meus irmãozinhos e irmãzinhas? Lá se foi a rodada 9 da Terceirona, o tempo está passando e está cada vez mais claro quem são os melhores times da competição, que vão lutar pra subir.

Mas a grande questão pra mim é a seguinte: afinal de contas, quantas vagas pra segunda fase ainda estão em disputa? Eu fiquei pensando nisso depois do jogo do Remo. Que resultado importante esse contra o Ypiranga! Será que o Leão vai arrancar pro G8? Mas quem será que pode sair?

Ainda faltam dez rodadas, são 30 pontos em disputa (pra alguns até mais, por conta dos jogos adiados). Na teoria é muito ponto, que pode virar o campeonato de ponta-cabeça. Mas, na prática, vários times estão jogando muita bola e a classificação deles parece ser só questão de tempo mesmo.

O líder Athletic segue atropelando todo mundo com seu futebol ofensivo. Outra máquina de fazer gols é o Volta Redonda, que nunca tropeça duas vezes seguidas. O Botafogo e a Ferroviária estão invictos e o São Bernardo ganha de (quase) todo mundo dentro de casa. Hoje, é muito difícil imaginar o G8 sem eles.

E aí ficam apenas três vagas em disputa. O Ypiranga, com muitos jogos atrasados, é um candidato natural. O Londrina melhorou depois do começo ruim e tem se mantido sempre por ali. O Figueirense é outro que, apesar dos altos e baixos, nunca larga o osso.

Fica aqui esse alerta pra quem ainda sonha com uma vaga na Segundona de 2025. Times como o Remo, o Tombense, o ABC, a Aparecidense, o Náutico… Tem que melhorar logo, porque os times lá da frente estão dando poucas chances.