Com um primeiro tempo avassalador, o São Bernardo goleou o Athletic por 4 a 1, em casa, pela 11ª rodada da Série C do Brasileirão. Contando com vacilos da defesa do Esquadrão, o clube do ABC Paulista abriu 3 a 0 antes do intervalo. Na segunda etapa, ampliou para 4 a 0, ficou com um a menos com a expulsão de Hugo Sanches e segurou a reação dos donos da casa.
Lá no rival: São Bernardo tem vitória categórica e entra na briga pelo topo
A vitória deixou o São Bernardo na terceira posição na tabela, com a mesma pontuação do próprio Athletic, que segue na vice-liderança. Essa foi a segunda partida consecutiva em que o Esquadrão de Aço sofreu três gols antes do intervalo. O mesmo aconteceu na rodada anterior, quando o clube perdeu para o Sampaio Corrêa por 3 a 1, no Maranhão. Essa também é maior goleada sofrida na Arena Sicredi desde 2018.
Sufoco desde o começo
O São Bernardo começou a partida pressionando a saída de bola do Athletic. A estratégia deu certo, e o clube paulista criou boas chances. Em uma delas, aos 4 minutos, Lucas Lima recebeu na entrada da área e bateu de primeira para defesa de Glauco. A insistência em apertar a zaga deu certo. Aos 21 minutos, em um lance completamente bisonho, Edson tentou sair com chutão, bola acertou a perna de Luiz Filipe e, por acidente, encobriu o goleiro Glauco, para morrer no fundo da rede.
O Athletic sentiu o gol sofrido e seguiu sem conseguir criar no ataque. E a situação piorou aos 33, quando Davi Gabriel acertou linda cobrança de falta para ampliar. A defesa do Alvinegro continuou sofrendo com a marcação. Aos 38, Lucas Lima pressionou Fumaça e forçou passe errado. Bola sobrou para Luiz Filipe, que fez o segundo dele e o terceiro do São Bernardo.
O segundo tempo começou com a mesma tônica do primeiro, um meio de campo lento e uma defesa aberta. A defesa do Athletic cedia espaços em profusão. Aos 4 minutos, Silvinho apareceu nas costas dos zagueiros e bateu de cobertura para marcar o quarto do São Bernardo.
Nas cordas
Com a vantagem no placar, o técnico Ricardo Catalá decidiu poupar alguns titulares e tirou Silvinho, Luiz Filipe e Lucas Tocantins. O Athletic foi para cima e conseguiu diminuir aos 16, com Neto Costa. Ainda sonhando com a reação, os donos da casa ganharam esperança com a expulsão de Hugo Sanches aos 26 minutos. Em desvantagem numérica, o São Bernardo se fechou na defesa e aguentou a pressão até o fim do jogo.
Assista a todos os vídeos do Athletic
Ouça os podcasts exclusivos do Esquadrão
O Athletic volta a campo na quinta-feira para enfrentar o lanterna São José em jogo adiado da sexta rodada. A partida começa às 20h, no estádio Passo D’Areia.
Ficha técnica
ATHLETIC 1 X 4 SÃO BERNARDO
Local: Arena Sicredi, São João del-Rei (MG)
Data/horário: 29/06/2024, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Djonaltan Costa de Araujo
Cartões amarelos: Yuri (ATH); Hugo Sanches e Helder (SBE)
Cartão vermelho: Hugo Sanches (SBE)
GOLS: Luiz Filipe (24’/1ºT), Davi Gabriel (33’/1ºT), Luiz Filipe (37’/1ºT), Silvinho (3’/2ºT), Neto Costa (16’/2ºT)
ATHLETIC: Glauco; Ynaiã, Danilo, Edson e Yuri; Diego Fumaça (Alason Carioca), Djalma e David Braga; Welinton Torrão, Nathan (Denilson) e Jonathas (Neto Costa). T: Roger Silva
SÃO BERNARDO: Alex Alves; Hugo Sanches, Helder, João Ramos e Davi Gabriel (Arthur Henrique); Lucas Lima e Romisson; Lucas Tocantins (João Carlos), Silvinho (Maycon Douglas) (Rodrigo Souza) e Luiz Filipe (Wesley Dias). T: Ricardo Catalá