Erro fatal

Gol "grátis" e pressão: ABC estreia na Série C com empate com a Ferroviária-SP

O Elefante saiu atrás do placar, após um erro na saída de bola. Mas conseguiu arrancar o empate com grande atuação no começo do segundo tempo

Comemoração do ABC
Ruan comemora o gol do ABC em empate com a Ferroviária (Foto: Rennê Carvalho/ABC RN)

Um gol de presente no primeiro tempo e uma grande atuação no início do segundo: o ABC estreou com um empate por 1 a 1 com a Ferroviária-SP, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara. O Mais Querido saiu atrás no placar, em um erro na saída de bola, e chegou ao empate após pressionar os donos da casa na etapa final.

O outro lado: Torcedor da Ferroviária sai frustrado com empate

A Ferroviária começou pressionando, abusando dos lançamentos longos e dos cruzamentos para a área. No entanto, a primeira finalização foi do ABC. Aos 10, Manoel recebeu pela ponta esquerda e cruzou para a área. Erick escorou para Gabriel Santiago, que matou no peito e bateu para o gol. A bola saiu por cima, com perigo.

Infelizmente, quando o ABC era melhor, Wesley Santos errou a saída de bola na entrada da área e foi desarmado por Juninho. O zagueiro alvinegro, para evitar o gol, cometeu o pênalti. O próprio Juninho fez a cobrança, deslocou o goleiro Carlos Eduardo e abriu o placar.

Aos poucos, o ABC reagiu e conseguia trocar passes no ataque, principalmente no segundo tempo. Mas, outra vez, quase a Ferroviária ganhou outro gol de presente. Vitor Andrade fez jogada pela direita e tentou passe para Vitor Barreto dentro da área. O atacante não alcançou e parecia uma defesa fácil para Carlos Eduardo. No entanto, surpreendentemente, o goleiro deixou escapar a bola, que por pouco não cruzou a linha do gol.

Aos 45, veio a melhor chance do empate. Felipe Albuquerque arrancou pelo meio e encotrou Ruan dentro da área. O atacante finalizou com força e a bola bateu no rosto do goleiro Saulo, antes de sair para escanteio.

No segundo tempo, o ABC voltou esmagando o adversário. Logo aos cinco, Manoel cruzou para a área e Pedro Felipe bateu de primeira. A bola foi no travessão e voltou para Ruan. Da entrada da área, o camisa 7 acertou um belo chute no canto esquerdo de Saulo, empatando o jogo.

Um minuto depois, quase Ruan fez o segundo, após cruzamento de Pedro Felipe. Saulo defendeu e, no rebote, Manoel arriscou de novo, para outra boa defesa do goleiro da Ferroviária. Aos oito, Wallyson recebeu pela ponta direita, limpou a marcação e soltou uma bomba para o gol. Saulo salvou de novo.

O Elefante não conseguiu pressionar até o fim e acabou permitindo mais espaços para a Ferroviária. Aos 34, Vitor Barreto cabeceou para o gol com muito perigo após cruzamento de Lucas Rodrigues. A partida continuou muito disputada, mas sem lances de grande perigo até o apito final.

Para a próxima rodada da Série C, o ABC volta a campo no próximo sábado, às 17h (de Brasília), para enfrentar o Náutico no Frasqueirão.

Ficha técnica

FERROVIÁRIA 1 X 1 ABC
Local: Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
Data/horário: 22/04/2024, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Júnior
Cartões amarelos: Ricardinho e Igor Fernandes (FER); Wesley Santos, Ruan e Felipe Albuquerque (ABC)

GOLS: Juninho (19’/1ºT) e Ruan (5’/2ºT)

Ferroviária: Saulo; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Jackson e Igor Fernandes; Ricardinho (Zé Mateus), Xavier e Juninho (Cauã Aguiar); Victor Andrade (Pedro Paulo), Vitor Barreto (Luís Henrique) e Carlão. T: Vinicius Bergantini

ABC: Carlos Eduardo; Felipe Albuquerque (Eduardo Thuram), Wesley Santos, Richardson e Manoel; Daniel, Erick Varão, Ruan (Yuri Ferraz) e Adryan (Pedro Felipe); Wallyson (Daniel Cruz) e Gabriel Santiago (Vinicius Amaral). T: Marcelo Cabo