O Botafogo-PB não deu chances ao Athletic e venceu por 3 a 1 na noite desta segunda-feira, pela sétima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A vitória coloca o Belo na liderança da competição, além de tirar a invencibilidade do Esquadrão de Aço, que foi mais uma vítima das “paradas” do campeonato.
Lá no rival: Botafogo-PB desbanca Athletic e é o novo líder
Em um jogo disputado sob forte chuva, o Athletic, que vinha de cinco vitórias consecutivas, teve dificuldades para se adaptar ao gramado encharcado e acabou sucumbindo ao Botafogo-PB. A ausência do artilheiro Jonathas, lesionado, foi sentida pela equipe de São João del-Rei, que encontrou problemas para finalizar em gol, mesmo criando chances claras.
Apesar do mau estado do campo, o Athletic começou o jogo melhor e teve as primeiras chances de gol. No entanto, o time mineiro não aproveitou as várias oportunidades e acabou cedendo a abertura do placar aos 46 minutos, em um pênalti polêmico. Lenon cobrou, Glauco defendeu e, no rebote, o lateral-direito do Belo empurrou para o gol.
Na segunda etapa, o Botafogo-PB se aproveitou do cansaço do Athletic e dominou a partida. O Belo ampliou o placar aos 27 minutos, com um golaço de Jô, e ainda ampliou aos 38 minutos, com Edmundo.
Assista a todos os vídeos do Athletic
Ouça os podcasts exclusivos do Esquadrão
O Esquadrão de Aço ainda descontou com Denilson, aos 40 minutos. Após cruzamento de Geovane, o centroavante subiu mais alto que a defesa do Botafogo-PB e acertou uma linda cabeçada, mas não foi o suficiente para evitar a derrota.
O jogo terminou em clima de tensão, com confusão entre as comissões técnicas das duas equipes. O zagueiro Warley Júnior, do Botafogo-PB, e o técnico Djalma Duarte, do Athletic, foram expulsos.
Ficha técnica
BOTAFOGO 3 X 1 ATHLETIC
Local: Almeidão, João Pessoa (PB)
Data/horário: 03/06/2024, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Cartões amarelos: Joãozinho, Pipico, Evandro e Gabriel Lima (BOT); Neto Costa (ATH)
Cartões vermelhos: Warley Júnior (BOT); Djalma (ATH)
GOLS: Lenon (46’/1ºT), Jô (27’/2ºT), Edmundo (38’/2ºT) e Denilson (40’/2ºT)
BOTAFOGO: Dalton; Lenon, Reniê, Wendel Lomar e Evandro; Thallyson, Edmundo (Lucas Gonçalves) e Gustavo Poffo (Gama); Dudu (Warley Júnior), Joãozinho (Jô) e Pipico (Gabriel Lima). T: Evaristo Piza
ATHLETIC: Glauco; Ynaiã, Danilo (Marcelo), Edson e Nathan (Douglas Pelé); Rômulo (Denilson), Djalma e David Braga (Geovane); Welinton Torrão (Lucas Mineiro), Paul Villero e Neto Costa. T: Roger Silva