O Náutico foi derrotado pelo São José pelo placar de 2 a 0 na noite desta segunda-feira, no estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre, pela sétima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados um em cada etapa, com Fredson e Marcos Calazans balançando as redes. O resultado garantiu os primeiros três pontos da equipe gaúcha. Já o Timbu viu a oportunidade de vencer a segunda partida seguida e voltar ao G-8 escapar pelas mãos.
Lá no rival: São José tem a volta da torcida e das vitórias
Assim, o Timba permanece na 12ª colocação, com sete pontos ganhos e um jogo a menos. Mesmo derrotado, os pernambucanos não correm risco de entrar na zona da degola na próxima rodada, já que a diferença é de quatro pontos para o primeiro time no Z-4. A equipe alvirrubra volta a campo no próximo sábado, às 17h, contra o Caxias, nos Aflitos. Já o São José soma seus primeiros três pontos na competição após quatro partidas disputadas e ocupa a 17ª colocação. O Zeca volta campo no domingo, contra o CSA, em Maceió.
Zeca aproveita apagão alvirrubro
A primeira etapa na capital gaúcha foi morna, sem muita criatividade ofensiva, apenas com tentativas de infiltração de ambas as equipes. Aos 6 minutos, Rafael Carrilho bateu uma falta rasteira, no canto esquerdo de Jeferson Romário, que defendeu para escanteio. A equipe alvirrubra tentou tomar conta do jogo, mas quem propôs as melhores chances foi o São José.
Sem poucas oportunidades efetivas, o Timbu teve dificuldade para assustar, mesmo com o lado esquerdo dos gaúchos dando brecha para jogadas ofensivas. O zagueiro Guilherme Matos, que jogava improvisado na lateral direita, não conseguiu aproveitar as oportunidades evidentes que foram dadas pelo São José. Com um futebol apagado, a equipe pernambucana viu os gaúchos assustarem em contra-ataques rápidos e ficarem mais perto do gol.
Nos minutos finais, a intensidade do Zeca foi maior. Aos 40 minutos, Jeferson Romário fez uma excelente defesa em um chute de Renê, de fora da área. Nos acréscimos, aos 48 minutos, Nonato fez arremesso de lateral forte para a grande área, encontrando Fredson. O zagueiro do time gaúcho aproveitou a defesa alvirrubra completamente perdida no lance, subiu sozinho para cabecear a bola e estufar as redes do Timbu: 1 a 0 para o Zeca e desvantagem no placar para o Náutico.
Segunda etapa de um time só
Na segunda etapa, o mesmo cenário se repetiu, com uma partida morna. O Náutico até tentou fazer uma pressão mais alta nos donos da casa, mas os passes não encaixavam. Aos 6 minutos, o São José deu um susto no Timba, com Rafael Carrilho cruzando a bola e Renê chutando para o gol. Jeferson salvou a meta alvirrubra.
Veja todos os vídeos do Náutico
Ouça os podcasts exclusivos do Timbu
Aos 12, um princípio de confusão fez a partida ficar paralisada por três minutos. Um bate boca, depois de uma falta, fez um grupo de 20 pessoas, entre atletas e membros das comissões técnicas trocarem empurrões. Com o jogo retomado, o São José continuou trabalhando a bola e tendo as melhores chances.
Aos 27 minutos, Marcos Calazans recebeu um cruzamento pela lateral esquerda de campo. Sozinho dentro da área, o atleta chutou no cantinho sem chance para Jeferson Romário. Vantagem ampliada para o Zeca.
A equipe pernambucana até tentou reagir, mas viu o São José administrar o jogo e ter a chance de fazer o terceiro. O técnico Mazola Júnior fez modificações para dar um novo gás na equipe, mas não surtiu efeito. No apito final, os gaúchos somaram os primeiros três pontos na competição e venceram o Náutico pela primeira vez na história de jogos disputados entre as duas equipes.
Ficha técnica
SÃO JOSÉ 2 X 0 NÁUTICO
Local: Passo d’Areia, Porto Alegre (RS)
Data/horário: 03/06/2024, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Olivaldo Jose Alves Moraes
Cartões amarelos: Jadson, Gabriel Silva e Matheuzinho (SJO); Thiago Lopes e Rafael Vaz (NAU)
GOLS: Fredson (48’/1ºT) e Marcos Calazans (28’/2ºT)
SÃO JOSÉ: Fábio Rampi; Matheuzinho, Fredson, Jadson e Marcilio; Nonato, Rafael Carrilho, Gabriel Lima (Emerson) e Gabriel Silva (Ariel Palácio); Marcos Calazans (Diogo Sodré) e Renê (Gabriel Morbeck). T: Pingo
NÁUTICO: Jeferson Romário; Guilherme Matos, Iran, Rafael Vaz e Luiz Paulo (Luan); Sousa, Renato Alves e Andrey (Patrick Allan); Cléo Silva (Thiago Lopes), Gustavo Lima (Kauan) e Paulo Sérgio (Bruno Mezenga). T: Mazola Júnior