Mesmo sem jogar, o Ypiranga vê como positivo a posição na tabela de classificação. Desde que as enchentes assolaram o Rio Grande do Sul e o clube teve seus jogos adiados na Série C do brasileiro, a grande preocupação era de retornar aos gramados com o clube dentro da zona de rebaixamento, mesmo que houvesse quatro jogos a menos que boa parte dos times. No entanto, o canarinho ocupa o meio da tabela de classificação.
O sentimento interno no Colosso da Lagoa era de preocupação com um possível ingresso no Z4 em razão dos jogos adiados. O que poderia trazer um cenário de incerteza e até prejudicar a condição anímica dos jogadores, não deve se confirmar. O equilíbrio das últimas rodadas deve deixar o canarinho do meio para baixo, mas ainda fora destas posições indigestas.
Sem jogar há mais de 20 dias, o grupo de jogadores segue trabalhando intensamente no CT Ninho do Canário, em Erechim. O clube até tentou realizar alguns amistosos nas últimas semanas, porém sem sucesso. A condição climática desfavorável de alguns municípios da região obrigou o clube a adiar dois jogos-treinos que estavam agendados para última semana e para o início desta semana.
Segundo o presidente do Ypiranga, Adilson Stankiewicz, todo trabalho de recuperação de atletas e a parte física e tática foram realizadas neste período de pausa, mas o entendimento que agora é preciso jogar para que os jogadores tenham ritmo de jogo para o retorno aos gramados. Conforme destacou Stankiewicz “Agora é o momento de jogar e dar ritmo para podermos chegar nas melhores condições possíveis contra o São Bernardo”.
O próximo compromisso do canarinho será no dia 02 de junho, às 16h30min, contra o São Bernardo, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, pela sétima rodada da Série C.