A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu não paralisar o Campeonato Brasileiro da Série C. A decisão veio após os representantes gaúchos na terceira divisão do futebol nacional encaminharem um pedido à entidade solicitando que as duas próximas rodadas do certame fossem adiadas. No entanto, a CBF negou este pedido, uma vez que a maioria dos clubes quer a continuidade da terceirona. Sendo assim, o adiamento segue valendo apenas para os jogos de Ypiranga, Caxias e São José.
A preocupação dos clubes do Rio Grande do Sul é quanto à disparidade técnica que os três clubes vão ter em relação aos demais, já que estão sem atuar há algumas rodadas. Outro ponto observado pelos dirigentes é a forma que serão recuperados os jogos ao longo do campeonato. Conforme conseguimos apurar nos bastidores, boa parte das equipes não quer ultrapassar as datas definidas para o término da primeira fase.
O canarinho, por exemplo, precisará recuperar os jogos da terceira, quarta, quinta e sexta rodada da Série C, contra Náutico, Figueirense, Caxias e Aparecidense, respectivamente. Como o Ypiranga teve seu jogo da Copa do Brasil adiado, o cenário em meio a um calendário apertado será ainda mais desafiador manter o alto nível de competitividade que o time verde-amarelo vinha tendo nas rodadas iniciais.
Segundo um dos dirigentes responsáveis pela logística do clube, os desafios serão enormes para encaixar os jogos atrasados em meio a um campeonato tão disputado como é a Série C. Conforme destacou ele, o que se espera é que a CBF use a sensibilidade para poder distribuir da melhor forma as partidas atrasadas.
O Ypiranga volta a campo no dia 02 de junho, às 16h30min, contra o São Bernardo, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, pela sétima rodada da competição nacional.