O Ypiranga tem no estádio Colosso da Lagoa um amuleto determinante para suas grandes campanhas, seja nos campeonatos estaduais ou nacionais. Jogar no gramado do estádio verde-amarelo é sempre um desafio para qualquer adversário. A grama, conhecida como de jardim, deixa o jogo mais pesado para quem não está acostumado a jogar nela. O toque na bola exige mais força dos atletas para que o passe seja perfeito, aumentando o desgaste.
Apesar de já estar sendo discutida a possibilidade de uma futura troca do gramado, este assunto divide opiniões internas. O próprio técnico Thiago Carvalho já destacou que seu time poderia render ainda mais em um gramado melhor. Para quem gosta de colocar a bola no chão, trocar passes e fazer um jogo rápido, o gramado do estádio do Ypiranga é desafiador.
Nos últimos dois anos, algumas grandes equipes do futebol brasileiro também foram vítimas do canarinho dentro de casa, como Grêmio, Internacional, Juventude, Bragantino, entre outros. Apesar de nem sempre o time contar com o apoio significativo do torcedor nas arquibancadas, é aqui que a equipe tem obtido seus grandes feitos.
Enquanto este assunto é motivo de reclamação por parte dos adversários quando jogam em Erechim, o Ypiranga sustenta uma grande invencibilidade dentro dos seus domínios. O time está há 323 dias sem perder dentro do Colosso da Lagoa. São 12 jogos de invencibilidade, sem incluir os amistosos e jogos-treinos, que o clube também não é superado em casa. A última derrota ocorreu no dia 18 de junho de 2023, quando foi derrotado pelo Operário por 2 a 0, pela nona rodada da Série C.
Na sequência da competição nacional, o canarinho terá dois jogos em casa, contra Figueirense e Caxias, e esta invencibilidade poderá ser ainda maior. Internamente, dirigentes entendem que a força do Colosso pode ser fundamental para o Canarinho conquistar seu grande objetivo da temporada, que é o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. A força do Colosso da Lagoa é, sem dúvida, o trunfo do Ypiranga na Série C.