Elenco encorpado

Com seis reforços, Ferroviário inicia sua caminhada na Série C contra o Figueira

Equipe coral enfrenta os catarinenses neste domingo, no estádio Orlando Scarpelli, com novidades no elenco

Treino do Ferroviário-CE
Ferroviário trouxe seis novidades para a disputa da Série C (Foto: Fernanda Alves)

O Ferroviário estreia na Terceirona contra o Figueirense neste domingo, contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, às 16h30 (de Brasília). O grupo treinou pela última vez em solo cearense nesta quinta-feira, dividido em duas partes distintas. Na primeira fase, a equipe cearense concentrou-se em treinamento posicional, seguindo as orientações do comandante coral.

Posteriormente, na segunda parte do treinamento, foi feito em um trabalho em campo reduzido exigindo velocidade na troca de passes e marcação pressão do setor de defesa.

Contratações

Além da estreia na competição, há nomes que podem dar o pontapé representando o Tubarão da Barra. O grupo conta com seis novas contratações dentro dos padrões exigidos por Maurício Copertino. Dos seis novos atletas, a exceção é do zagueiro Alisson, que retornou ao Ferrão, após passagem no ano de 2023.

Os outros atletas são: o meia Felipinho, que estava no Velo Clube, de São Paulo; o zagueiro Geilson, que atuou pelo Fortaleza na Copinha; Marciel, volante, revelado pelo Grêmio e com passagem pela Roma, da Itália; o atacante Caio Rangel, que foi revelado pelo Flamengo e passou em clubes da Europa; e o meia Rhayner, que esteve por cinco temporadas no futebol japonês.

Há nomes que já estavam no elenco desde o Cearense, como o meia Léo Rafael, que chegou por empréstimo do Ceará, e o atacante Wendson. Ambos também podem estrear com a camisa coral.

Retrospecto em 2024

O Ferroviário foi o único representante que conseguiu o acesso para a Série C e foi o campeão da Série D em 2023. Campeão invicto, o time comandado por Paulinho Kobayashi conquistou o bicampeonato brasileiro. Apesar do bom desempenho, o treinador decidiu seguir para outros projetos e a diretoria do Tubarão da Barra contratou Matheus Costa, em outubro de 2023.

O novo treinador estreou na partida da Pré-Copa do Nordeste contra o ASA-AL, na qual foram eliminados na disputa de pênaltis. A segunda derrota de Matheus foi na estreia do Cearense, contra o Floresta, por 3 a 1. Os dois resultados negativos não seguraram o técnico, substituído interinamente por Raimundo Vagner, coordenador técnico do Ferroviário.

Até que chegou, em definitivo, Maurício Copertino, conhecido no futebol como atleta e pelo auxiliar técnico do treinador Vanderlei Luxemburgo, principalmente no Palmeiras, Vasco e no futebol chinês. Ele também passou pela comissão técnica da seleção brasileira, no grupo que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016.

Sob novo comando, o grupo deu continuidade à atuação no Cearense. No certame, o Ferroviário chegou até as semifinais, sendo eliminado pelo Ceará e terminando a competição em quarto lugar na classificação geral.

Já na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Sampaio Corrêa na disputa de pênaltis. Os destaques são Ciel, camisa 99, atacante e principal peça do grupo, Douglas Dias, goleiro, o atacante Gabryel Martins e o zagueiro Alisson, todos da temporada 2023.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.