O Caxias começa sua caminhada na Série C em casa, no Centenário, neste sábado. O duelo será contra o Athletic Club, de Minas Gerais, e a bola vai rolar às 19h30 (de Brasília). A partida marca o retorno da equipe grená para a Terceirona, torneio que não disputa desde 2015, quando foi rebaixado para a quarta divisão.
Athletic busca nomes de peso para sua campanha na Série C
Os grandes destaques da equipe são Dudu Mandai (eleito melhor lateral-esquerdo do Campeonato Gaúcho), o atacante Vitor Feijão (pela sua habilidade de drible e velocidade) e o experiente meia Tomas Bastos, que rodou por diversos clubes como Atlético Goianiense, Botafogo e Ceará. O elenco é comandado pelo técnico Argel Fuchs, que no estadual deste ano teve oito partidas, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.
Após o término do Gauchão, o Caxias passou por mudanças. A equipe teve as saídas do goleiro Fabian Volpi, dos zagueiros Alison e Denilson, do lateral-direito Nicolas Lugano e do lateral-esquerdo Peu. As chegadas foram do goleiro Thiago Coelho, do lateral-esquerdo Mateus Mendes e do zagueiro Lucas Cunha. A equipe grená não realizou nenhum jogo treino ou amistoso nesta intertemporada.
Oscilação e recuperação
No estadual deste ano o Caxias oscilou bastante, começou vencendo o Grêmio mas, depois teve uma sequência negativa que culminou com a demissão do técnico Gerson Gusmão. De imediato o clube contratou o experiente técnico Argel Fuchs, que está em sua terceira passagem pelo clube, e que mudou o ânimo da equipe e levou o time até as semifinais do campeonato, sendo eliminado pelo campeão da competição, o Grêmio.
Além do Gauchão, a equipe grená disputou a Copa do Brasil nesta temporada, onde na primeira fase eliminou a Portuguesa Santista, vencendo o jogo no Estádio Ulrico Mursa por 1 a 0. Na segunda fase, jogando em casa, o Caxias empatou por 2 a 2 com o Bahia, mas acabou eliminado nos pênaltis por 6 a 5.
Elenco grená para a Série C
- Goleiros: Zé Carlos, Thiago Coelho, Samuel Deuner e Guilherme Nunes
- Laterais-direitos: Matheus Rocha e Marcelo
- Laterais-esquerdos: Dudu Mandai e Mateus Mendes
- Zagueiros: Dirceu, Cézar Henrique, Jean Pierre, Lucas Cunha e Lucas Ryan
- Volantes: Geilson, Barba, Elyeser, Emerson Martins e Pedro Cuiabá
- Meias: David Lustosa, Tomas Bastos e Galvan
- Atacantes: Pablo Borja, Álvaro, Gabriel Silva, Vinicius Spaniol, Zé Andrade, Joel, Robinho e Vitor Feijão