Gangorra

De virada, Caxias vence, deixa o Z-4 e afunda o Ferroviário

Felipe Tontini entra no intervalo e decide a partida com dois gols. O Grená vence por 2 a 1 e fica a uma vitória de se garantir na Terceirona

Caxias Ferroviário CE
Ferroviário Caxias | Luiz Erbes/S.E.R Caxias

Com dois gols de Felipe Tontini, o Caxias derrotou o Ferroviário por 2 a 1 neste sábado, no Centenário, em duelo de dois times que subiram da Série D para a Terceirona nesta temporada e estão na luta para não retornar. O resultado deixa o time grená a uma vitória da permanência. Por outro lado, a equipe coral terá que vencer ambas suas partidas para seguir na Série C em 2025.

O Caxias encerra sua participação na primeira fase contra o ABC em casa e contra o CSA em Maceió. Os cearenses terão pela frente o Náutico, nos Aflitos, e o Tombense, no Presidente Vargas.

Chumbo trocado

O primeiro tempo foi um jogo franco, com as duas equipes atrás do gol. Logo no primeiro minuto, em jogada de Gabriel Silva pela esquerda, Álvaro e Tomas Bastos tentaram e carimbaram a marcação. A bola sobrou para Robinho, que também finalizou e mandou a bola por cima do gol.

O Caxias continuou insistindo, mas não conseguia finalizar. O Ferroviário tinha Ranielle Ribeiro no comando pela primeira vez, após a saída de Paulinho Kobayashi. Aos poucos, os cearenses equilibraram a partida e começaram a assustar os gaúchos. Ciel soltou uma bomba de longe, que saiu por pouco aos 9.

Aos 23, Tomas Bastos cobrou falta na barreira e o Ferroviário veio em contra-ataque. Ciel serviu Vinícius Alves, que tentou driblar Thiago Coelho, mas o goleiro deu um tapa na bola e desarmou o atacante. A sobra ficou com Ciel, que mandou para o gol, mas Lucas Cunha salvou o Caxias na pequena área.

Aos 29, não teve jeito. Em descida pela direita, Marcelinho recebeu, deu um drible desconcertante em Tomas e rolou para Nicholas. O meia bateu para o gol e Thiago Coelho Salvou. Vinícius Alves pegou o rebote e finalizou de novo. A bola foi na trave, bateu no goleiro e na trave novamente. Finalmente, Marcelinho empurrou para o gol.

O Caxias tentou reagir no primeiro tempo, mas não teve forças para furar a defesa do Ferrão, que passou a apostar nos contra-ataques.

Aparece o herói

Para o segundo tempo, o técnico Thiago Gomes mudou o ataque do Caxias. Uma das entradas foi do meia Felipe Tontini, que se tornaria o herói dos gaúchos. Aos 13, Tomas Bastos cobrou escanteio. Álvaro cabeceou para o gol, mas a bola bateu na marcação. Antes de a defesa do Ferrão limpar, Tontini entrou de carrinho para desviar a bola e ela foi na trave. No rebote, Douglas Dias segurou.

Dois minutos depois, o Ferroviário perdeu uma chance incrível de se salvar (e afundar o rival), mas não aproveitou. Nicholas deu lindo passe por cima da defesa do Caxias para Vinícius Alves. Eram dois atacantes contra o goleiro Thiago Coelho, mas o jogador do Ferrão preferiu tentar o gol em vez de passar para Ciel. Thiago Coelho fez milagre e salvou o Caxias. Na sequência, o Grená partiu em contra-ataque e Welder colocou Felipe Tontini na cara do gol. O meia encheu o pé e estufou a rede do Ferrão. Era o empate.

A partir de então, só o Caxias atacava e o Ferrão se encolhia na defesa. Aos 25, Welder ficou com sobra da defesa e cruzou para Álaro, que bateu com muito perigo, à esquerda do gol de Douglas. A virada chegou aos 35. Depois de cruzamento de Dudu Mandai, a defesa do Ferroviário afastou mal e a bola sobrou para Welder, que rolou para Tontini. O meia grená estava livre na meia-lua e bateu com categoria no canto esquerdo de Douglas Dias, que nada pôde fazer para evitar a virada.

Ficha técnica

CAXIAS 2 X 1 FERROVIÁRIO
Local: Centenário, Caxias do Sul (RS)
Data/horário: 10/08/2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Marcos Felipe Martins Machado
Cartões amarelos: Dudu Mandai, Welder e Tomas Bastos (CAX); Léo Gobo, Israel, Bruno Reis e Wilker (FER)

GOLS: Marcelinho (29’/1ºT), Felipe Tontini (16’/2ºT) e Felipe Tontini (34’/2ºT)

CAXIAS: Thiago Coelho; Yuri Ferraz, Dirceu, Lucas Cunha (Felipe Tontini), Luan e Galvan (Dudu Mandai); Elyeser (Barba) e Tomas Bastos; Robinho (Welder), Gabriel Silva (Cezar Henrique) e Álvaro. T: Thiago Gomes

FERROVIÁRIO: Douglas Dias; Israel (Igor Dutra), Léo Gobo, Bruno Reis e Ernandes (Mattheus Silva); Vinícius Paulista (Wilker), Lincoln e Nicholas; Vinícius Alves (Joelson), Marcelinho (Gabryel Martins) e Ciel. T: Ranielle Ribeiro

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.