Com um gol de Joãozinho, o Botafogo venceu o ABC por 1 a 0 neste domingo, no Almeidão. A vitória colocou o Belo novamente na liderança da Terceirona, já que o Athletic ficou no empate com o Náutico. Mas não foi apenas isso: com 31 pontos, o Alvinegro se tornou o primeiro clube matematicamente garantido na segunda fase.
Lá no rival: ABC luta, mas é derrotado pelo Botafogo-PB
O primeiro tempo começou bem movimentado, mas com as equipes se marcando bem. Logo aos 3 minutos, a equipe potiguar levou perigo ao gol botafoguense, após Reniê afastar mal a bola, que sobrou para Matheus. O jogador chutou forte para grande defesa de Dalton.
Aos 20, após uma disputa de bola, Reniê tentou um voleio, mas a bola resvalou na mão de Felipe Albuquerque. O árbitro marcou penalidade a favor do Botafogo. Jô chamou a responsabilidade para si, mas cobrou mal, para grande defesa de Pedro Paulo. O gol do Belo só saiu aos 36 minutos, após cobrança de escanteio de Gama, Reniê cabeceou forte, o goleiro espalmou, e a bola ficou com Joãozinho, que não perdoou e abriu o placar para o Alvinegro. De quebra, o atacante também assumiu a artilharia do Botafogo na competição.
Joãozinho homenageou o companheiro de clube Lucas Balardin com o gol. O zagueiro botafoguense se lesionou e está fora do resto da temporada.
Para o segundo tempo o Botafogo voltou sem alterações, com muita marcação e poucas chances de gol. Já o ABC apresentou uma postura um pouco mais ofensiva, já o Belo se fechou e buscou jogar mais defensivamente. O time potiguar até conseguiu chegar, mas Dalton, que fez uma grande partida, assegurou a vitória do Alvinegro da Estrela Vermelha.
Com esta vitória, o Botafogo garante a classificação para a próxima fase, e dorme na liderança com 31 pontos. O próximo compromisso da equipe paraibana será contra o Ypiranga. A partida será realizada na próxima segunda-feira, dia 29, às 19h.
Ficha técnica
BOTAFOGO 1 X 0 ABC
Local: Almeidão, João Pessoa (PB)
Data/horário: 21/07/2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Lucas Guimaraes Rechatiko Horn
Cartões amarelos: Lucas Gonçalves (BOT); Walfrido (ABC)
GOL: Joãozinho (36’/1ºT)
BOTAFOGO: Dalton; Lenon, Reniê, Douglas e Rafael Furlan; Lucas Gonçalves, Gama (Edmundo) e Bruno Leite (Vinicius Leite); Sillas (Gabriel Lima), Joãozinho (Warley Júnior) e Jô (Gustavo Poffo). T: Evaristo Piza
ABC: Pedro Paulo; Felipe Albuquerque (Ruan), Richardson, Eduardo Thuram e Manoel; Daniel, Walfrido (Lima) e Adeílson (Jackson); Matheus Rocha, Iago (Pedro Felipe) e Jenison (Wallyson). T: Roberto Fonseca