O Londrina perdeu a oportunidade de se aproximar dos líderes da Terceirona, neste sábado, ao perder por 2 a 1 para o Athletic, em São João del-Rei. O Tubarão conseguiu equilibrar a partida com o novo líder, mas foi castigado por um gol aos 44 minutos da etapa final. Assim, o LEC segue na sexta posição da Série C e, mesmo com o resultado, não corre risco de deixar o G-8 nesta rodada.
Lá no rival: No sufoco, Athletic vence e retoma a liderança
O primeiro tempo teve o Athletic com mais posse de bola no setor ofensivo e insistindo pelo lados, para encontrar o seu camisa 9, Jonathas. Mas o artilheiro da Terceirona, com oito gols, não teve sucesso e os mineiros mudaram o jeito de jogar. A melhor oportunidade veio em chute da entrada da área de Djalma, que foi defendido pelo goleiro do LEC, Arthur Bittencourt, ainda no começo da partida.
Muito abaixo na primeira etapa, o Londrina conseguiu construir o primeiro bom lance apenas aos 39 minutos, com Rafael Longuine. O meia tentou cruzar, mas bola foi na direção do gol e quase encobriu o goleiro Glauco.
Na reta final, o Athletic voltou a incomodar o sistema defensivo do Londrina e contou com uma infelicidade do goleiro Arthur, no último lance da primeira etapa. Ao tentar cortar uma bola com os pés, o arqueiro alviceleste entregou a bola para Welinton Torrão, que não bobeou e abriu o placar.
Nova postura na etapa final
O Londrina voltou do intervalo sem mudanças, mas com o time reposicionado por Claudinei Oliveira para tentar o empate na base da agressividade, o que faltou para o time durante o primeiro tempo.
Apostando na bola aérea, o Tubarão levou perigo em mais de uma oportunidade até empatar. Aos 10 minutos, Daniel Amorim aproveitou uma cobrança de lateral de Thiago Ennes para a área e desviar de cabeça, para deixar tudo igual.
Com o Londrina melhor no jogo, quase pintou o segundo do time alviceleste, que teve chances com Iago Teles, Gustavo França e Daniel Amorim.
Os goleiros Glauco e Arthur Bittencourt fizeram boas defesas e conseguiram segurar o empate até os 44 minutos. Mas foi justamente nesse momento que o placar tornou-se favorável ao time da casa. O lateral-esquerdo Yuri fez boa jogada pela esquerda e cruzou. A bola sobrou para Alason Carioca, que havia acabado de entrar. Ele bateu firme de primeira para marcar o gol da vitória do time mineiro.
Em sexto na tabela com 20 pontos, o Londrina pode cair para a oitava posição, com os jogos envolvendo o Tombense e o Figueirense. O Tubarão volta a campo pela 14ª rodada no próximo sábado, dia 20, às 17h, contra o Caxias, no Estádio do Café.
Ficha técnica
ATHLETIC 2 X 1 LONDRINA
Local: Arena Sicredi, São João del-Rei (MG)
Data/horário: 13/07/2024, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Márcio dos Santos Oliveira
Cartões amarelos: Paul Villero, Ynaiã, Rômulo e Neto Costa (ATH); Daniel Amorim e João Maistro (LON)
GOLS: Welinton Torrão (47’/1ºT), Daniel Amorim (10’/2ºT) e Alason Carioca (44’/2ºT)
ATHLETIC: Glauco; Ynaiã (Douglas Pelé), Danilo, Sallinas e Yuri; Diego Fumaça, Djalma (Rômulo) e David Braga (Denilson); Welinton Torrão (Alason Carioca), Paul Villero e Jonathas (Neto Costa). T: Roger Silva
LONDRINA: Arthur Bittencourt; Thiago Ennes, João Maistro (Rayan Pereira), Rayan Ribeiro e Maurício; Kadi, Samuel Andrade (Riquelmy) e Rafael Longuine (Gustavo França); Henrique (Calyson), Iago Teles (Echaporã) e Daniel Amorim. T: Claudinei Oliveira